Inscrições até esta sexta para edital de emergência do Itaú Cultural nas artes cências
09/04/2020 18:19 - Atualizado em 04/05/2020 20:05
Podem ser inscritos espetáculos gravados antes da quarentena e trabalhos produzidos antes do isolamento social
Podem ser inscritos espetáculos gravados antes da quarentena e trabalhos produzidos antes do isolamento social / Fernando Genaro/Divulgação
Com o objetivo de movimentar a economia criativa de maneira rápida e eficaz, em tempos de pandemia mundial de coronavírus, o Itaú Cultural (IC) lançou o “Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência”. O primeiro edital, com inscrições abertas até esta sexta-feira (10), é voltado para os artistas das artes cênicas — circo, dança e teatro — impedidos de se apresentar presencialmente neste momento de necessidade de isolamento social. Os interessados podem se inscrever pelo site do Itaú Cultural, candidatando práticas artísticas de dois tipos. Ao todo, 120 trabalhos serão selecionados e receberão valores de até R$ 10 mil líquidos.
O edital aceita trabalhos produzidos no período da quarentena para apresentações ao vivo (em tempo real) ou por meio de envio do vídeo, desde que realizado na condição de isolamento. Também são permitidos espetáculos cênicos completos em material audiovisual gravado antes da quarentena;porém, para que esta modalidade seja ajustada ao momento atual, é preciso que haja uma intervenção gerada no momento de isolamento. O inscrito deverá propor uma leitura ou um novo olhar sobre o material, apresentando, em texto escrito ou vídeo, novas abordagens ou compreensões, análises, contextos, reflexões críticas sobre a obra.
Serão selecionados pela equipe de programadores de artes cênicas do Itaú Cultural até 120 trabalhos, sendo até 90 no eixo “trabalhos produzidos no período da quarentena” e até 30 no eixo “espetáculo cênico completo (dança, teatro ou circo) em material audiovisual gravado antes da quarentena”. São permitidas inscrições ed pessoas físicas e jurídicas. Todos os selecionados receberão até R$ 10 mil líquidos como remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais do trabalho.
Os selecionados serão informados por e-mail até o dia 25 de abril. Segundo o edital, ficará a exclusivo critério do Itaú Cultural optar por exibir os trabalhos selecionados no prazo de até quatro meses (podendo este ser alterado diante do quadro social referente à pandemia da Covid-19 ou de necessidades do Itaú Cultural) em sua grade de programação virtual ou em canais e mídias dos próprios artistas.Dúvidas podem tiradas no e-mail [email protected].
Posteriormente ao Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência voltado para a área de cênicas, o Itaú Cultural lançará edições destinadas às áreas de música e artes visuais.
Projeto virtual — De 14 a 28 de abril, o Itaú Cultural organizará em seu site mais uma mostra on-line com curtas e longas-metragens brasileiros. A mostra “Eu no Espaço / O Espaço em Mim” terá obras que retratam a influência dos indivíduos no espaço, bem como a influência do espaço no indivíduo.
A seleção reúne documentários e filmes de ficção produzidos em diferentes épocas e locais do Brasil e que trazem histórias dessas vivências dos territórios —ora sob um ponto de vista pessoal, ora sob uma ótica histórica e documental. Integram o projeto as produções “Querida mãe” (2008), “A cidade é uma só?” (2011), “Praça Walt Disney” (2011), “Memória de Rio” (2013), “A cidade onde envelheço” (2016), “Coração é terra que ninguém vê” (2018), “Filho de Peixe” (2018) e “Julho” (2019). Após o período da mostra, os links serão desativados.
Fonte: Itaú Cultural.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS