"Não posso me dar ao luxo, no momento, de perder tempo com idiotas" - Marcelo Lessa
Nesta segunda (6), por volta do meio-dia, o Promotor de Justiça Marcelo Lessa, titular da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Campos, fez um alerta em sua rede social. O promotor lembra que ao acompanhar pessoalmente as ações de controle e garantia do isolamento social em Campos e região (a 2ª promotoria abrange vários municípios), pela pandemia do novo coronavírus, cumpre apenas com sua obrigação. Mas também manda um recado aos “idiotas”.

Os idiotas e imbecis sempre existiram, talvez mais ruidosos agora que “as mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis”, como disse o escritor italiano Umberto Eco. Mas causam danos em situações extremas e quando é preciso rogar por bom senso e dizer o óbvio.

Concordando com Lessa, cito um trecho de sua postagem: “esta é a maior maravilha de um estado democrático — assegurar aos burros e idiotas que tenham voz. Mas, daí a acolher essas idiotices, é quanto faz diferença as autoridades responsáveis com o bem maior da população, que é a saúde, inclusive dos imbecis de plantão”

Teorias conspiratórias, colocar a culpa na China, esbravejar pelas consequências econômicas, inventar remédios milagrosos ou chamar de resfriadozinho. Tudo é permitido, desde que essas idiotices não afetem a saúde pública. Fiquem restritas ao obscurantismo e negacionismo científico.

E, mesmo com a fritura pública do ministro da Saúde, Mandetta, que vem conduzindo a crise com competência, é preciso desejar, como fez o promotor campista: “Boa sorte nós! Isto vai passar...”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]