Para quem é obrigado a sair de casa, limpeza no carro também faz parte da prevenção
25/03/2020 15:15 - Atualizado em 04/05/2020 21:30
Durante a pandemia do coronavírus, recomendação é de ficar em casa; mas, para quem for obrigado a sair, usar o automóvel higienizado ajuda a evitar contágio
Durante a pandemia do coronavírus, recomendação é de ficar em casa; mas, para quem for obrigado a sair, usar o automóvel higienizado ajuda a evitar contágio / Divulgação
Todos devem contribuir com o esforço para ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus. Entre as medidas recomendadas, estão evitar aglomerações, contatos físicos ou com superfícies que podem estar contaminadas; assim como deslocamentos e, sempre que possível, o mais importante neste momento é ficar em casa. Mas, quem atua em serviços essenciais ou precisa ir ao supermercado ou à farmácia, há precauções a serem tomadas no automóvel de forma a evitar a contaminação.
— O cuidado é fundamental, como em outras situações do dia a dia, e não se deve colocar a mão no rosto. Várias partes do automóvel costumam ser tocadas por muita gente, então, devem ser foco também de higienização — explica o coordenador médico da Nissan do Brasil, Paulo Falcão.
Se o carro só é conduzido sempre por uma pessoa, já reduz muito a chance de contágio, mas isto não dispensa a importância da limpeza. Afinal, quem vem da rua, motorista ou passageiros, toca em outras superfícies e pode levar o vírus para dentro do veículo.
As partes que merecem prioridade na limpeza são: volante; alavancas dos comandos na coluna de direção; alavanca do câmbio, mesmo as do tipo joystick; botões do console central e dos retrovisores; maçanetas internas e externas. Os apoios de mão no teto e coluna dianteira do carro, mais comuns em picapes, também precisam de atenção. Todas as partes devem ser limpas com pano molhado com sabão neutro. A lógica é a mesma de lavar as mãos para se proteger do coronavírus. É necessário ter atenção, limpar a superfície com muito cuidado e sem pressa. Bancos e apoios de braços nas portas e entre os bancos são outros pontos de atenção na limpeza.
Álcool e, principalmente, produtos químicos mais fortes, como água oxigenada, não são recomendados, porque, de acordo com o material usado na peça do carro, pode danificá-la com o uso periódico. Na dúvida, a indicação é ver a recomendação do manual do proprietário.
Tela touch — Muitos dos sistemas multimídia mais novos têm telas touch que, por serem tocadas, são pontos de cuidado. A higienização deve ser feita como numa tela de computador. Novamente, o recomendado é usar um pano úmido com sabão neutro. Mas é importante lembrar que o pano não deve ter umidade em excesso.
Ar condicionado — O filtro de ar do carro não necessariamente impede a entrada de vírus, mas é fundamental para a qualidade do ar dentro do veículo. Assim, se ele estiver muito impregnado de sujeira, pode ajudar a aumentar a concentração do coronavírus e o risco dentro do veículo. O ideal é fazer a manutenção e limpeza regulares, seguindo as instruções do manual do proprietário. Há uma orientação para que seja evitado andar com o automóvel cheio de pessoas. Em carros particulares, táxis, transporte por aplicativo ou transporte público, a recomendação é de abrir os vidros para permitir a melhor ventilação do ambiente.
Convívio social — Neste momento em que a responsabilidade de cada um é ainda mais importante para garantir a segurança e saúde de todos, dentro do veículo todas as regras de boas maneiras de convívio social usadas em outras situações devem ser seguidas. Sempre que possível, é importante ter álcool gel 70% para higienização das mãos do motorista e dos passageiros assim que entrarem no veículo.
Para o dia a dia, são essenciais medidas como higienizar as mãos com frequência; evitar contato com superfícies de locais públicos, como botões de elevador, maçanetas e corrimãos, bem como o aperto de mão com outras pessoas; utilizar lenço de papel ou algo que cubra os dedos se precisar tocar em algo; não tocar os olhos, o nariz e o rosto; não ficar em aglomerações, especialmente em locais pouco ventilados.
Durante a pandemia do coronavírus, recomendação é de ficar em casa; mas, para quem for obrigado a sair, usar o automóvel higienizado ajuda a evitar contágio
Durante a pandemia do coronavírus, recomendação é de ficar em casa; mas, para quem for obrigado a sair, usar o automóvel higienizado ajuda a evitar contágio / Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS