Governo do Rio regulamenta Fundo Estadual de Cultura
25/03/2020 14:16 - Atualizado em 04/05/2020 21:15
Com o objetivo de fomentar a cultura em todo o estado do Rio, o Fundo Estadual de Cultura (FEC) foi regulamento pelo governador Wilson Witzel, em decreto publicado na edição da última quinta-feira (19) do Diário Oficial. Com isso, a secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa contará com o recurso do Fundo para o incentivo a cultura fluminense, após 22 anos sem uso efetivo, desde sua criação. São R$ 25 milhões para investimento em cultura em todo o estado.
— Estávamos trabalhando diariamente para a regulamentação do Fundo Estadual de Cultura e hoje podemos comemorar essa conquista, que será muito positiva para todo o estado. Agora, vamos compor as instâncias formais do Fundo e, em muito breve, iniciaremos a publicação de editais de fomento a prefeituras e de conteúdos digitais. Reivindicamos também aporte do Fundo Nacional de Cultura para ampliarmos este trabalho — disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
A regulamentação do Fundo foi possível com o apoio do Conselho Estadual de Políticas Culturais e o legislativo do estado, e poderá auxiliar na busca por medidas para minimizar os impactos causados pela paralisação do setor de cultura em relação ao combate ao novo coronavírus. Desde o início do período de quarentena, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa e sua equipe estão dialogando com as lideranças e segmentos do setor para diagnosticar o efeito causado.
— Um grupo de trabalho foi criado para debater ações que visam a diminuição dos prejuízos à cultura do estado do Rio de Janeiro. A secretaria é solidária a todos agentes culturais e tem buscado junto ao governo e também o Governo Federal ações que visam a diminuição dos prejuízos da categoria — afirmou Danielle Barros.
Fonte: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS