Estudantes conhecem história de Nilo Peçanha na Câmara de Campos
05/11/2019 19:45 - Atualizado em 11/11/2019 15:21
Divulgação/Supcom
Alegria e encantamento marcaram a participação de alunos da rede municipal no programa “Pílulas da História”, segunda-feira (04), na Câmara Municipal de Campos. Com a exposição da trajetória do ex-presidente da República nascido em Campos através de slides de páginas da revista “Nilo Peçanha em Quadrinhos”, cerca de 200 crianças de cinco escolas se divertiram na gravação, transmitida ao vivo no canal da Casa Legislativa. A iniciativa de resgate à história regional foi realizada pela Câmara em parceria com o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, dentro da programação do 3º Festival Doces Palavras (FDP!), realizado por produtores culturais campistas.
Durante a apresentação, a diretora do Arquivo Público, Rafaela Machado, interagiu com os pequenos e levou até eles a descoberta de curiosidades e feitos de Nilo Peçanha para o município. Outros personagens campistas relevantes, como Luiz Carlos de Lacerda, Benta Pereira e José do Patrocínio, também foram identificados pela historiadora junto aos estudantes do Centro Educacional 29 de Maio, Colégio Estadual Barreto e das escolas municipais Maria Lúcia, Ferroviário Jacy da Silva Barbeto e Helena Machado de Oliveira.
— O nosso foco, tanto da Câmara, da TV Câmara e do Arquivo, tem sido a educação patrimonial e a história regional. Alicerçar a questão da identidade, da memória e do pertencimento é o que tem nos movido — comentou Rafaela.
Foi uma oportunidade também de vários estudantes conhecerem a Câmara. Caso de Miguel Nogueira, de nove anos, da E.M. Maria Lúcia. Com sonho de ser advogado, o menino demonstrou expertise nas perguntas feitas durante o programa, ganhou um exemplar da revista e revelou o sentimento em estar pela primeira vez no espaço. “Foi uma sensação muito grande. É como ser famoso por um dia”, contou, sorridente.
Coordenadora de Ciências Humanas da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte, Cristiane Rabelo destacou o sucesso da ocasião.
— Foi lindo ver a participação dos nossos pequenos, interagindo com a Rafaela sobre a história de Campos. Fruto de um trabalho incessante de resgate do ensino na nossa história local. Eles foram brilhantes e marcaram presença no evento, com professores incríveis abraçando essa causa conosco, desenvolvendo a noção de pertencimento, visando a formação de cidadãos campistas mais conscientes e ativos na construção da nossa história”, ressaltou.
Fonte: Prefeitura de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS