Lula nega ser dono de sítio
14/11/2018 18:05 - Atualizado em 16/11/2018 15:36
PT diz que vai insistir na candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva até último instante
PT diz que vai insistir na candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva até último instante / Divulgação
O ex-presidente Lula (PT) prestou depoimento, na tarde desta quarta-feira, na sede da Justiça Federal, em Curitiba. Foi a primeira vez que ele deixou a superintendência da Polícia Federal, na mesma cidade, onde está preso desde 7 de abril por condenação a 12 anos e um mês no caso do triplex do Guarujá. Lula foi interrogado pela juíza federal substituta Gabriela Hardt no processo que investiga reformas feitas no sítio de Atibaia, em São Paulo. O ex-presidente afirmou que havia pensado em comprar o sítio de Atibaia, em São Paulo, mas que o dono do local não quis vendê-lo.
Apoiadores do ex-presidente ficaram em frente à sede da PF desde o início da manhã. Eles também fizeram manifestações com faixas e cartazes em frente ao prédio da Justiça Federal durante a audiência.
No interrogatório, Lula disse, ao falar sobre o sítio de Atibaia: “Eu na verdade pensei em comprar o sitio para agradar a Marisa em 2016. Eu tive pensando porque se eu quisesse comprar o sitio eu tinha dinheiro para comprar o sitio. Acontece que o Jacob Bittar não pensava em vender o sítio, o Jacob Bittar tinha aquilo como patrimônio”.
O petista afirmou ainda: “Eu nunca conversei com ninguém sobre as obras do sítio de Atibaia porque eu queria provar que o sítio não era meu. E hoje aqui nessa tribuna vocês me deram o testemunho: o sítio não é do seu Lula. Eu pensei que eu vim aqui prestar depoimento porque o sítio era meu. O sítio não é meu”.
No início do interrogatório, Lula e a juíza Gabriela chegaram a discutir, quando ele indagou a ela se era ou não proprietário do sítio. “Doutora, eu só queria perguntar para o meu esclarecimento. Eu sou o dono do sítio ou não? Porque eu estou disposto a responder toda e qualquer pergunta. Eu sou dono do sítio ou não?”, perguntou. “Isso o senhor que tem que responder e eu não estou sendo interrogada nesse momento”, disse a juíza. Lula interrompeu dizendo que tem que responder é quem o acusou. Gabriela então chamou a atenção de Lula: “Senhor ex-presidente, esse é um interrogatório. E se o senhor começar nesse tom comigo, a gente vai ter problema”.
A juíza Gabriela Hardt, substituta na 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, assumiu temporariamente a os processos da Lava Jato, antes conduzidos pelo juiz Sérgio Moro que, a partir de janeiro, assume o ministério da Justiça e Segurança Pública.
De acordo com denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o ex-presidente Lula recebeu propina do Grupo Schain, de José Carlos Bumlai, OAS a Odebrecht por meio da reforma e decoração no sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), que frequentava com a família. Outras 12 pessoas são rés neste processo. Segundo a denúncia, as melhorias no imóvel totalizaram R$ 1,02 milhão. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS