Witzel anuncia mais sete nomes
14/11/2018 10:27 - Atualizado em 16/11/2018 15:35
Agência Brasil
O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), anunciou, nessa terça-feira (13), os nomes de mais sete titulares de secretarias que irão compor a estrutura do futuro Governo do Estado. Também foram elencadas mudanças na nomenclatura de Pastas, além da extinção da Segurança Pública. Os comandos das polícias Civil e Militar terão status de secretaria e os nomes anunciados já tinham destaque na gestão de Luiz Fernando Pezão (MDB).
As polícias Civil e Militar terão como titulares, respectivamente, o delegado Marcus Vinícius Braga e o coronel Rogério Figueiredo de Lacerda. Braga, atualmente, dirige o Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE). Já o coronel Rogério Figueiredo de Lacerda hoje é coordenador das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Witzel também anunciou que a secretaria de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros continuarão sob comando do coronel Roberto Robadey Júnior.
Além destes, também foram confirmados os nomes dos futuros controlador-Geral do Estado, que será o delegado da Polícia Federal Bernardo Cunha Barbosa, e do procurador-Geral do Estado, o advogado e atual integrante dos quadros da PGE Marcelo Lopes da Silva.
A secretaria da Casa Civil será transformada em secretaria de Governança, cujo secretário será o atual coordenador-geral da transição, o empresário José Luís Cardoso Zamith. O Trabalho e Renda passa a ser secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda e será comandada pelo advogado Lucas Tristão.
De acordo com a assessoria de Witzel, a secretaria de Governança terá como principal finalidade assistir o governador na coordenação institucional e administrativa, nos atos de gestão do Poder Executivo e nas relações com a sociedade, agremiações políticas e demais poderes, além de planejamento, gestão e inovação institucional do futuro governo. O secretário da pasta assume ainda a função de fazer a gestão de alto desempenho dos Planos, Programas e Projetos de Governo, integrados e orientados para resultados para o cidadão, com inovação, transparência e inclusão, além da valorização dos servidores.
Já a Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda deverá promover a busca de políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda por meio dos seguintes eixos: empreendedorismo; qualificação e requalificação, incluindo o primeiro emprego. A secretaria atuará também no desenvolvimento econômico sustentável e na melhoria dos ambientes de negócios, no fortalecimento das cadeias produtivas, nas parcerias com investidores e na redução da burocracia estatal.
No novo desenho, as operações Lei Seca e Rio Presente passarão para a gestão da secretaria de Polícia Militar. Já a operação Barreira Fiscal ficará a cargo da Fazenda, que ainda não tem titular anunciado. Procon e Detran ficarão na Governança.
Já são 11 os novos titulares de órgãos do futuro Governo. Wilson Witzel já havia divulgado os nomes dos secretários de Governo (Gutemberg de Paula Fonseca), de Turismo (Otavio Leite), do diretor-presidente do Rio Previdência (Sérgio Aureliano) e do diretor do Procon (Cássio Coelho). (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS