Postos de saúde de Campos movimentados no Dia D contra o sarampo e pólio
Jonatha Lilargem 18/08/2018 10:45 - Atualizado em 20/08/2018 13:25
  • Dia D contra sarampo e pólio em Campos

    Dia D contra sarampo e pólio em Campos

  • Dia D contra sarampo e pólio em Campos

    Dia D contra sarampo e pólio em Campos

  • Dia D contra sarampo e pólio em Campos

    Dia D contra sarampo e pólio em Campos

  • Dia D contra sarampo e pólio em Campos

    Dia D contra sarampo e pólio em Campos

  • Dia D contra sarampo e pólio em Campos

    Dia D contra sarampo e pólio em Campos

O Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite deixou os postos de saúde de Campos movimentados na manhã deste sábado (18). Após várias campanhas realizadas por governos de todo o país, pais e mães campistas levaram os filhos para serem imunizados contra as duas doenças, que vêm preocupando cada vez mais as autoridades da área da Saúde.
Em Campos, foram disponibilizados 56 postos de saúdes para que os pacientes sejam imunizados. A vacinação aconteceu das 9h às 16h. Para quem preferiu, também houve um ponto disponível no Boulevard Shopping, com funcionamento de 13h às 20h. A expectativa da secretaria de Saúde do município é de vacinar cerca de 27 mil crianças durante toda a campanha, que segue até o dia 31 de agosto.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde (SMS), até a última quinta-feira (16), foram imunizadas mais de 2100 crianças contra o sarampo e cerca de 2200 crianças contra poliomielite. Em nota, o órgão informou que a equipe “tem realizado diversas ações extramuros para alcançar um número ainda maior de crianças que estão no grupo alvo da campanha”.
Cynthia Neves é mãe de duas crianças e escolheu o Centro de Saúde, neste sábado, para vaciná-las. "Eu trabalho como professora nos dias de semana e não consegui levar meus filhos para serem imunizados. Estou aproveitando o Dia D para garantir que eles estejam seguros. Acho muito importante que todos os pais se mobilizem e previnam seus filhos", disse.
Ricardo Nunes trabalha durante a semana e aproveitou o Dia D para a imunização dos filhos. "Devido à correria do dia a dia, não consegui levar meus meninos para tomarem vacina, mas sei a importância dela. Estava esperando um sábado calmo para levá-los para serem imunizados. Para mim, foi ótima essa campanha porque me sinto mais tranquilo", comentou.
João Carlos de Souza também levou a filha para ser vacinada no Centro de Saúde. Ele falou sobre a prevenção das doenças. "As crianças são muito frágeis e vulneráveis. Temos que tomar atitudes para garantir que elas não sejam infectadas. Sarampo e poliomielite são doenças graves que podem ter muita complicação", comentou.
Dia D contra sarampo e pólio em Campos
Dia D contra sarampo e pólio em Campos / Jonatha Lilargem
Além da imunização de crianças, o Dia D foi escolhido como uma forma de aumentar a renda de alguns comerciantes, que levaram produtos infantis para alegrar meninos e meninas durante a vacinação. O vendedor Carlos Alberto da Silva marcou presença no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA). "Estou vendendo bastante aqui. Acho boa a iniciativa das autoridades. Ajuda não só as próprias crianças, mas também os pais e vendedores. A venda está boa. Devo ficar aqui até o horário que fechar", afirmou.
A campanha foi aberta no último dia 7. O público-alvo da Secretaria de Saúde de Campos são crianças de um até quatro anos 11 meses e 29 dias de idade. Até o momento, não houve casos de ambas as doenças registrados em Campos neste ano.
Pouca procura nos primeiros dias — Andreya Moreira, diretora da Vigilância em Saúde, esteve acompanhando as ações no Dia D e comentou que a expectativa para estes primeiros dias de campanha era de maior busca. A secretária de Saúde tem procurado maneiras de conscientizar a população. "Nós estamos buscando divulgar a campanha pelas redes sociais, através da mídia e também usamos banners para mostrar para a população a importância de vacinação de doenças imunopreveníveis. São doenças que estão erradicadas e foram trazidas de pessoas que vieram da Venezuela para o Brasil. A partir daí, começamos a campanha de vacinação no país inteiro", contou.
A meta das autoridades da Saúde do município é de vacinar 95% das crianças, sendo que, até o momento, apenas 20% foram imunizadas. Para receber a vacinação, é necessário que a criança tenha o cartão de vacinação e esteja na presença de algum responsável.
Sintomas — A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, que acomete, em geral, os membros inferiores. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, extremamente contagiosa, podendo evoluir para complicações e óbito. Os principais sintomas são febre e o aparecimento de manchas vermelhas no corpo.
Fotos: Jonatha Lilargem

ÚLTIMAS NOTÍCIAS