SJB é vice-líder do ranking de royalties per capita no estado do Rio
15/04/2018 20:34 - Atualizado em 15/04/2018 21:09
São João da Barra já liderou o ranking de royalties e participações especiais (PE) per capita no estado do Rio de Janeiro, mas perdeu o posto — que agora é de Maricá. Contudo, o pequeno município do Norte Fluminense teve boa receita em 2017: ficou em segundo entre os que recebem royalties e PE, ao dividir o valor total pelo número de habitantes. Para cada cidadão que viveu em SJB no ano passado, segundo as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), montante foi de R$ 3.256. Já foi bem maior: no ano de 2013, o valor per capita chegou a R$ 6.687,76.
O jornal O Globo divulgou (aqui) os 10 municípios que mais receberam royalties e participações especiais no ano de 2017. SJB ocupa a oitava posição, como mostra o gráfico abaixo:
Gráfico divulgado pelo jornal O Globo neste domingo
Gráfico divulgado pelo jornal O Globo neste domingo / Reprodução/O Globo
Com base nas estimativas populacionais do IBGE, o blog fez o cálculo do valor per capita para cada um desses 10 municípios, o que faz SJB saltar para a segunda posição. Veja:
Em outra matéria deste domingo (aqui), O Globo faz menção a erros do passado e cita os municípios de SJB e Campos: “Das cidades que mais recebem royalties, duas (Campos e São João da Barra) tiveram déficit em 2016”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]