Pesca: cooperativa perto de ser criada
23/09/2017 11:50 - Atualizado em 25/09/2017 16:04
Pesca deve ganhar impulso com cooperativa
Pesca deve ganhar impulso com cooperativa / Folha da Manhã
A Superintendência de Pesca e Aquicultura está dando continuidade às ações que preparam a criação da Cooperativa de Mulheres Trabalhadoras da Pesca em Farol de São Thomé. Na noite de quinta-feira (21), uma nova reunião, com cerca de 50 participantes, no Terminal Rodoviário do Farol, discutiu a proposta de desenvolver as estratégias para a formação da cooperativa.
— O incentivo à organização dos envolvidos na Pesca em cooperativas é um dos programas de nosso planejamento estratégico para o setor. O encontro serviu para uma maior interação e também para os entendimentos das principais demandas das trabalhadoras. Vamos procurar dar mais celeridade ao processo, identificando aquelas que irão desempenhar o papel de liderança — afirmou o superintendente adjunto, José Armando Barreto.
Segundo José Armando, a Cooperativa dará identidade e formalidade legal às atividades das mulheres, contribuindo para a regularização do trabalho dentro dos frigoríficos de Farol de São Thomé. Mais conhecidas como “marisqueiras do Farol”, a maioria das cerca de 200 mulheres trabalhadoras da pesca atua no beneficiamento do camarão. Para o superintendente José Roberto Pessanha, o Betinho, o ganho para a categoria será significativo.
— Elas hoje trabalham sem recolhimento previdenciário e também não contam com outros direitos trabalhistas, como acidente de trabalho e licença maternidade, por exemplo. Com a organização da categoria em cooperativa, que não é algo difícil de fazer, poderemos garantir a todos elas esses direitos. Montaremos uma sala nos altos da estação Rodoviária Roberto Silveira para atendê-las e analisaremos o perfil de cada uma por atividade e daremos sequência ao trâmite para a criação da cooperativa — afirmou ainda o superintendente Betinho. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS