Uenf: aos 24 anos, universidade luta para sobreviver
Paula Vigneron 14/08/2017 14:02 - Atualizado em 15/08/2017 14:39
Uenf
Uenf / Folha da Manhã
Na próxima quarta-feira (16), a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) irá comemorar 24 anos de fundação. A instituição, que está entre as melhores do país, está há 12 dias de greve. No dia 3 de agosto, os docentes optaram pela paralisação total das atividades. Cinco dias depois, os técnicos-administrativos aderiram ao movimento. A sede, no entanto, será palco de eventos e debates pela inauguração do principal polo universitário da região. Nesta segunda-feira (14), o Estado anunciou o pagamento de dois meses de bolsas dos alunos. Também na segunda-feira, a Secretaria de Fazenda anunciou a quitação, no mesmo dia, dos vencimentos pendentes de maio e junho para todos os servidores ativos, inativos e pensionistas que ainda não receberam os vencimentos integrais. De acordo com a nota, os salários de julho para todo o funcionalismo e pensionistas serão quitados hoje.
Uma programação especial para quarta-feira, organizada pela reitoria, irá comemorar o aniversário e discutir questões relacionadas à situação pela qual passa a Uenf. Às 10h de amanhã, o Conselho Universitário (Consuni) irá homenagear os servidores. À tarde, a partir das 14h, haverá o seminário “Darcy Ribeiro 20 anos — Que falta ele nos faz”, com a participação de Adélia Miglievich (professora da Ufes), Cacique Álvaro Tukano (diretor do Memorial dos Povos Indígenas), Paulo Ribeiro (presidente da Fundação Darcy Ribeiro) e Maria de Nazareth Gama e Silva (Fundação Darcy Ribeiro). O debate será mediado pela vice-reitora da Uenf, Teresa Peixoto.
Paralelamente às discussões, os servidores técnicos realizarão mais uma edição do Bazar Sintuperj-Uenf, de amanhã até o próximo sábado (19), das 11h às 22h, também na sede da universidade. O objetivo é gerar recursos para os funcionários que permanecem com salários atrasados. No local, serão comercializados diversos produtos, como roupas, bijuterias, plantas, doces e salgados. Nesta edição, haverá atrações musicais, como Flávia Élle, Pedro Maia e Júlio Motta. A entrada é gratuita.
Uenf se organiza em ato com Faetec e bancários —
Nesta terça-feira (15), os servidores da Uenf, junto aos da Faetec e do Sindicato dos Bancários, participarão de mais uma mobilização por direitos e para conscientizar a população de Campos sobre a situação do ensino público estadual. O grupo fará uma manifestação devido aos salários atrasados desde maio, unidades sem repasse de verbas do governo do Estado e sem terceirizados. A ação está prevista para começar às 8h30.
Greve e negociações – A greve decretada pelos professores e seguida pelos técnicos-administrativos completa 12 dias hoje, com assembleia da categoria, para avaliar o movimento de greve. O motivo principal que levou à paralisação das atividades é o atraso no pagamento do 13º de 2016 e dos salários de maio, junho e julho deste ano, que levou alguns funcionários a necessitar recorrer às doações de cestas-básicas, feitas quinzenalmente, no prédio da reitoria, através de iniciativa do Movimento Unificado dos Servidores Públicos (Muspe).
Na última semana, no mesmo dia em que professores e alunos da Uenf se uniram aos manifestantes da Uerj e Uezo, que também se encontram em igual condição, em protesto em frente à sede do Governo do Estado, o reitor Luis Passoni, foi recebido pelo secretário de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Social, Gustavo Tutuca.
No encontro foi dito que, a partir do leilão da folha de pagamento, o Estado iria começar a por os salários em dia, cinco dias após assinatura do contrato com o Bradesco, único a apresentar proposta no pregão. Ainda na semana passada, foi anunciado que o pagamento seria feito no próximo dia 21. Ontem, por meio de nota, foi anunciado o pagamento da bolsa dos alunos, referente aos meses de maio e junho e, hoje, a quitação total dos salários em débito de servidores ativos, inativos e pensionistas. (P.V.) (D.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS