Governo propõe ação para reativar Codin
Dora Paula Paes 19/05/2017 11:49 - Atualizado em 23/05/2017 18:55
Infraestrutura para reativar a Codin
Infraestrutura para reativar a Codin/Folha da Manhã
O trabalho no governo do prefeito Rafael Diniz para oxigenar a Companhia de Desenvolvimento Industrial do estado do Rio de Janeiro (Codin), em Guarus, já começou. Na próxima semana, o presidente da Associação das Indústrias da Codin e Guarus (AIC), Lucas Vieira, irá participar de reunião na secretaria de Fazenda do município com o secretário Leonardo Wigand. Na pauta, a missão de encontrar forma para desburocratizar acesso a isenção fiscal, uma contrapartida do município por 10 anos, para empresas que estão dispostas a investir na cidade. O estreitamento na relação do atual governo com empresários da Codin teve mais um capítulo nesta semana. Atualmente, a Codin, que pertence ao Governo do Estado, tem 14 empresas no parque industrial, mas nos últimos três anos 700 postos de trabalho foram fechados. A intenção é reverter essa linha negativa e, segundo Vieira, um bom começo será equacionar questões de infraestrutura, como troca regular de lâmpadas e operações tapa-buracos.
— A briga entre o ex-governo municipal com o governo do Estado prejudicou muito a Codin. Em 2011 consegui a assinatura de um convênio entre o Estado e a Prefeitura de Campos para que ela se ocupasse de procedimentos básicos na área de infraestrutura, que na realidade nunca funcionou. A prefeitura alegava que não podia fazer a manutenção da área porque pertencia ao Estado e não teria com justificar na prestação de contas, foi quando fizermos o contrato através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) — conta Lucas Vieira.
Segundo ele, muitas empresas que estão indo para o Açu, em São João da Barra, poderiam ter optado por Campos, se as condições fossem melhores. “Não falta muita coisa. Se tiver vontade política acreditamos na retomada do setor industrial na área. Um exemplo é a finalização dos últimos 100 metros de acesso à BR 101, que está faltando. A questão poderia ser resolvida com uma parceria com a Concessionária Autopista Fluminense. Hoje, falta ponto de ônibus e linha regular dentro da área industrial. Tem buracos e postes sem luz, o que faz aumentar o medo de violência. É tudo uma questão de infraestrutura. Mas, estamos percebendo uma boa vontade por parte do atual governo que tem interesse em atrair investimento e aumentar o número de empregos”, disse Vieira.
O presidente da Codemca Vinícius Vieira e representantes de mais cinco secretarias e superintendências da prefeitura estiveram reunidos na última quarta-feira com diretores de empresas instaladas no Distrito Industrial. No encontro, os interlocutores do governo Rafael Diniz afirmaram que serão feitos todos os esforços para dotar a área das condições necessárias para a área voltar a se desenvolver.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS