Morre filhote de coruja resgatado no Centro
Ana Laura Ribeiro 23/05/2017 12:22 - Atualizado em 23/05/2017 16:31
Morreu o filhote de coruja resgatado na tarde dessa segunda-feira (22) pelo Batalhão da Guarda ambiental na Igreja do Terço, no Centro de Campos. O animal, da espécie Suindara, teria sido atacado por um gavião e caiu de uma altura de mais de 20 metros. O animal chegou a ser levado para o Núcleo Especializado de Pequenos Animais Silvestres (Nepas), mas não resistiu os ferimentos.
Segundo o veterinário, Flávio Soffiati, do Nepas, a suspeita é que o animal estivesse com tricomoníase, doença que ataca o sistema respiratório e digestivo de pássaros. “Ela era um filhote e, ao ser resgatada, foi trazida aqui para o núcleo. Chegamos a alimentar ela ontem (segunda), fizemos os primeiros procedimentos , mas hoje, percebemos que a massa causada pelos tricomonos, estava abstruindo a vias aéreas, a qual não pode ser retirada em cirurgia”, explicou.
A coruja teve que ser eutanasiada, ou seja, ter a morte induzida por anestésico, sem que pudesse sofrer qualquer tipo de dor.
Nepas - Mesmo em crise, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), tenta manter as atividades normalmente, como é o caso do Nepas, criado em 2005 por alunos de medicina veterinária, biologia e zootecnia, da Uenf, com o interesse de obter cada vez mais conhecimentos sobre animais selvagens.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS