Professora lança livro de redação
Paula Vigneron 14/10/2016 19:00
Rodrigo Silveira
Regina Magalhães diz que aprende com os seus alunos/Rodrigo Silveira
Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro, os estudantes campistas terão a oportunidade de se preparar para a prova com o auxílio do livro “Redação para o Enem e para a vida”, da professora Regina Barros Magalhães. Lançado recentemente, o trabalho aborda questões relacionadas ao tema em capítulos objetivos e com dicas para os alunos.
Graduada em Letras e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela contou que a ideia para o livro foi dada pelo doutor Elias Gonçalves Machado, seu ex-aluno, que estudou em Lisboa/Portugal. À proposta dele, a professora respondeu que seu trabalho era em sala de aula.
— Mas comecei a escrever e me descobri. Senti emoção muito grande. Estava tudo pronto dentro do meu coração. Adorei a experiência. Não queria fazer mais nada. Nem dormir — contou Regina, que iniciou o processo de escrita em dezembro.
A primeira parte do trabalho terminou em abril. Depois, a obra passou pela pós-produção, que inclui revisão e diagramação. A professora optou por lançar “Redação para o Enem e para a vida” de forma independente devido à burocracia das editoras. “Deram um prazo de três anos. Não quis perder tempo”, explicou. Com ajuda de ex-alunos e outros profissionais campistas, ela conseguiu publicar o livro, que tem prefácio da professora e diretora da Folha da Manhã, Diva Abreu Barbosa.
Para a escolha do conteúdo, Regina afirmou que não houve necessidade de pesquisas devido aos conhecimentos acumulados durante seus anos de estudo — inclusive no campo da informática — e magistério. Outro aspecto que influenciou o modo como ela organizou os capítulos foi a compreensão do universo dos alunos.
— Eu sou uma professora que trabalha em nível horizontal. Dou conteúdo, sou rigorosa, mas nós trocamos conhecimento. Aproveito até os momentos de descontração para ensinar. O humor na sala de aula é muito importante. E eu vejo que os alunos querem aula, mas não querem professores que acham que sabem tudo — analisou.
Regina acredita que seja necessário, para alcançar o universo dos estudantes, o aperfeiçoamento constante. Em sua opinião, a juventude se transformou nas últimas décadas. A formação da professora passa não somente por teóricos da Língua Portuguesa, mas também por sociólogos. Para compreender as mudanças do mundo, e transmitir o conhecimento a seus alunos, a escritora recorreu a Zygmunt Bauman e seu conceito de liquidez da modernidade.
— Em todas as minhas aulas, há história, geografia, química, física. Mantenho a interdisciplinaridade. Outra coisa que faço é sair de verbo, adjetivo, pronome e ir para o jornal. E tenho uma relação de confiança com os meus alunos e de troca de conhecimento. Aprendo muito com eles — revelou.
Quanto ao livro, Regina afirmou que se concentrou nos jovens durante o processo de criação. “Pensei em como ele, com a tecnologia, poderia pegar um livro e querer ler”. No momento, os exemplares de “Redação para o Enem e para a vida” podem ser adquiridos diretamente com a autora, em contato pelo e-mail [email protected].

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

  • Blog do Zé Paes

    Campos: Validade dos concursos perto do fim Há 31 min

ECONOMIA
Professora lança livro de redação

Trabalho aborda temas objetivos e dá várias dicas para teste do Enem

Cinema e teatro dividem programação na cidade

Filme "Que horas ela volta?" será debatido no Cineclube Marighella