Uma mulher campista está na disputa pela sucessão do governo do Distrito Federal. Nascida em Campos, Dora Gomes (PV) foi confirmada como candidata a vice-governadora na chapa de Leandro Grass. Empresária e ativista social, ela mantém atuação voltada ao empreendedorismo feminino, à igualdade racial e à ampliação da representatividade de mulheres e da população negra na política.
Filha de um ferroviário e de uma dona de casa, ela é a caçula de 12 irmãos e construiu sua trajetória, ao longo de 33 anos em Brasília, tendo a educação como principal ferramenta de transformação.
Aos 18 anos, começou a trabalhar como professora de inglês no IBEU, onde também estudava. Aos 21, formou-se em Letras (Português/Inglês). Em 1993, mudou-se para Brasília, onde vive há mais de três décadas e consolidou uma carreira nas áreas pública e privada, com atuação em gestão de pessoas, projetos, planejamento estratégico e relações institucionais.
No Governo Federal, passou por ministérios como Saúde, Defesa, Educação e Infraestrutura, participando de projetos estratégicos e iniciativas de cooperação. Também foi coordenadora adjunta do Projeto Rondon e, posteriormente, empreendeu como consultora.
A escolha de seu nome para a vice-governadoria leva para o centro da disputa pelo GDF a história de uma mulher que saiu do interior do Rio de Janeiro, chegou a Brasília ainda jovem e construiu sua trajetória profissional a partir da educação, da gestão pública e do empreendedorismo.