Gabriel Torres
08/01/2026 18:50 - Atualizado em 09/01/2026 14:42
Guta Barbosa, de gravata listrada ao centro, vai presidir a Câmara a partir de 2027
/
Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Conceição de Macabu realizou sessão extraordinária na manhã desta quinta-feira (8) e definiu a composição da Mesa Diretora para o biênio 2027-2028. O vereador Guta Barbosa (Cidadania) foi eleito o novo presidente e assumirá oficialmente o cargo em janeiro do próximo ano. A escolha ocorreu de forma antecipada, um ano antes do início do mandato. Parlamentares de oposição pretendem pedir a anulação da eleição na justiça.
A eleição antecipada no Legislativo macabuense ocorreu por decisão do atual presidente, o vereador Toninho da Saúde. Será a primeira vez que Guta Barbosa, de sete mandatos, assume a cadeira da presidência. A única chapa apresentada recebeu oito votos, além de duas abstenções e uma ausência.
Desta forma, a Mesa Diretora da Câmara será composta por Carlos Augusto Paula Barbosa (presidente), Toninho da Saúde (vice-presidente), Rafinha da Saúde (segundo vice-presidente), Filipe Felix (primeiro-secretário) e Coutinho Ramalho (segundo-secretário).
Os parlamentares Pedro Henrique Faria (PDT) e Samuel da Música (Solidariedade) se abstiveram na votação e Nathália Braga (Cidadania) não compareceu à sessão.
A antecipação da eleição pode ser questionada pela justiça. Isso porque uma regra geral estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) diz que a eleição para o segundo biênio de uma legislatura deve ocorrer a partir de outubro do ano anterior ao início desse biênio. Trata-se da Ação Direta de Inconstitucionalidade 7733.
Baseado no entendimento do STF, os vereadores de oposição Pedro Henrique Faria e Samuel da Música pretendem entrar na justiça pedindo a anulação da eleição. Segundo Pedro Henrique, trata-se de uma maneira de burlar o processo legislativo para permitir a manutenção do grupo governista no poder.
"Vale lembrar que Guta é atualmente vice-presidente da Câmara e na nova chapa ele passa a ser presidente. Toninho, atual presidente, passa a ser vice. Apenas uma inversão. Mas os integrantes da chapa são os mesmos, portanto, beneficiados pela antecipação", afirmou Pedro Henrique.
A equipe de reportagem entrou em contato com o vereador Guta Barbosa e aguarda retorno.