Alexandre de Moraes notifica Eduardo Bolsonaro por edital
Hevertton Luna 30/09/2025 13:25 - Atualizado em 30/09/2025 13:35
Alexandre de Moraes e Eduardo Bolsonaro
Alexandre de Moraes e Eduardo Bolsonaro / Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou na segunda-feira (29) que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está dificultando o processo de notificação sobre a denúncia oferecida contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Segundo Moraes, Eduardo está fora do Brasil para fugir de uma "possível responsabilização judicial", evitando a aplicação da lei. O deputado está morando nos Estados Unidos desde o início do ano.
Ainda segundo o ministro do STF, a medida foi adotada porque o deputado ainda mantém um gabinete em funcionamento na Câmara dos Deputados e um endereço em Brasília, onde vive a família. Ou seja, poderia confirmar a ciência da notificação de forma digital, se assim o quisesse.
"Dessa maneira, não restam dúvidas de que o denunciado, mesmo mantendo seu domicílio em território nacional, está criando dificuldades para ser notificado, possibilitando, nos termos do §2° do art. 4° da Lei 8.038/90, sua citação por edital".
No caso do outro denunciado, o blogueiro Paulo Figueiredo, a notificação será feita via cooperação internacional, por carta rogatória.
O ministro também determinou que as acusações contra os dois sejam analisadas separadamente.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, na última segunda-feira (22), ao STF uma denúncia contra Eduardo e Figueiredo por coação em processo judicial.
Com a denúncia, inicia-se o processo de notificação judicial. Esse procedimento consta na lei para garantir que os envolvidos no processo estejam cientes de que há uma ação contra eles. A etapa também é fundamental para garantir o amplo direito à defesa.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS