CPI da Enel vai apresentar relatório nesta quarta-feira
Gabriel Torres 22/07/2025 14:21 - Atualizado em 22/07/2025 15:29
Integrantes da comissão no 'Dia D da Enel'
Integrantes da comissão no 'Dia D da Enel' / Foto: Renato Ribeiro
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou os serviços prestados pela Enel em Campos concluiu os trabalhos e vai apresentar o relatório em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (23), às 10h, no plenário da Câmara de Vereadores. O documento vai detalhar tudo que foi apurado pelos membros da Comissão e apontar medidas para minimizar os problemas enfrentados pelos munícipes com o fornecimento de energia elétrica.
Segundo o presidente da CPI, vereador Nildo Cardoso (PL), uma das medidas sugeridas à concessionária será a criação de duas novas subestações. Uma que atenda à região norte do município e outra ao Parque Rodoviário. De acordo com relatos recebidos pela CPI, este bairro concentra grande quantidade de condomínios, que sofrem com constantes quedas de energia.
Também serão solicitados à empresa a realização de serviços de manutenção como limpeza nos postes, reposição de cabos e transformadores, além de reforço da rede elétrica que atende ao Farol de São Thomé e Goitacazes. Na última quinta-feira (17), diversas localidades da Baixada Campista sofreram com falta de energia.
A vereadora Thamires Rangel (PMB) comentou as reclamações sobre serviços da Enel recebidas pela CPI. “São muitas as localidades que sofrem com a má prestação de serviços da empresa, especialmente com as quedas constantes de energia. Também ouvimos relatos que reforçam a urgência de mudanças e responsabilidades em nosso município”, afirmou.
A CPI foi instalada na Câmara de Campos no final de março, motivada por constantes queixas sobre o fornecimento de energia feito pela empresa, como apagões, picos de energia e demora no restabelecimento do serviço. Desde então, ouviu queixas da população e solicitou processos contra a Enel no Procon de Campos e no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
Em maio, também passou a ser investigada pela CPI a tragédia que vitimou dois homens no bairro Jardim Boa Vista, em Guarus. Rodrigo da Silva Rodrigues, de 25 anos, e Carlos Eduardo Muniz Ribeiro, de 36, morreram eletrocutados após serem atingidos por fios de alta tensão.

Entidades de classe, associações e representantes de síndicos e da sociedade civil apresentaram suas reivindicações durante o "Dia D da Enel", realizado no dia 24 de junho, no plenário da Câmara.
A Comissão é composta pelos vereadores: Nildo Cardoso (PL), presidente; Kassiano Tavares (PP), relator; Dudu Azevedo (Republicanos); Thamires Rangel (PMB); e Cabo Alonsimar (PDT).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS