CPI da Enel apura mortes por choque elétrico em Campos e aponta falha na manutenção
Hevertton Luna 21/05/2025 10:35 - Atualizado em 21/05/2025 14:23
Foto: Rodrigo Silveira
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instala na Câmara de Vereadores para investigar os serviços prestados pela concessionária Enel está apurando a morte de dois homens eletrocutados em Campos no dia 7 de maio. Nessa terça-feira (20), aconteceu a oitiva com os funcionários que estiveram no local da morte de Rodrigo da Silva Rodrigues, de 25 anos, e Carlos Eduardo Muniz Ribeiro, de 36, após contato com um fio de alta tensão no bairro Jardim Boa Vista, em Guarus.
A sessão durou cerca de 2h30 e ficou decidido pela comissão que os cabos de alta tensão serão enviados e periciados pelo Instituto Médico Legal (IML). Além disto, foi adiado, para a próxima terça-feira (27), o depoimento do perito do IML, segundo informações de Nildo Cardoso (PL). 
Após 45 dias de instalação da comissão, o presidente da CPI, Nildo Cardoso, já ouviu representantes do Procon Campos, Sindicato dos Ceramistas e síndicos de prédios. O relator é o vereador Diego Dias (PDT), e os demais membros são Dudu Azevedo (Republicanos), Kassiano Tavares (PP) e Thamires Rangel (PMB).
Nildo afirmou que a CPI tem recebido reclamações de moradores de várias regiões da cidade, desde o norte do município até a Baixada Campista. Já a vereadora Thamires Rangel destacou que a comissão está apurando situações de risco, como postes de madeira e fios expostos, que podem causar acidentes, como o que resultou na morte de dois homens no Parque Boa Vista.
“A qualidade do serviço prestado pela empresa é o que gerou todo esse problema. A falta de manutenção foi determinante para esse acidente”, cobrou o presidente da comissão.
Outro foco da CPI será apurar a suposta retirada de cabos de alta tensão do local por funcionários da Enel, como relataram moradores à PM. Segundo a comissão, familiares das vítimas já foram ouvidos, assim como funcionários da creche próxima ao local, incluindo a porteira da unidade. Imagens, vídeos e outros materiais também foram anexados à investigação.
O relator Diego Dias garantiu que a comissão está atuando com responsabilidade e dentro da legalidade: “Vamos entregar um relatório que traga soluções efetivas”.
O presidente da CPI, Nildo Cardoso, completou: “Dois jovens morreram, um deixou uma filha de 7 anos que presenciou o acontecido. Essa CPI não vai acabar em pizza”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS