Gabriel Torres
04/06/2025 14:29 - Atualizado em 04/06/2025 14:29
Taninho
/
Foto: Reprodução redes sociais
O prefeito eleito de Natividade, Marcos Antônio Toledo, o Taninho (União), tomou posse do cargo na noite desta terça-feira (3). Ele teve o registro de candidatura cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), mas uma decisão da Justiça Eleitoral em maio permitiu a diplomação e a posse.
Eleito com 47,09% dos votos, Taninho foi impedido de tomar posse em 1º de janeiro devido a condenações por improbidade administrativa. No entanto, uma decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reconheceu que não foi comprovada a existência de dolo e o direito à elegibilidade quando há dúvida.
Após a decisão do TSE, a recontagem de votos da eleição em Natividade foi realizada no dia 20 de maio e a diplomação de Taninho pela Justiça Eleitoral do município aconteceu nesta terça-feira. A cerimônia de posse de Taninho e seu vice-prefeito Claudão foi realizada às 19h, na Câmara de Vereadores.
Durante o período de indefinição, ficou à frente da Prefeitura interinamente o presidente da Câmara, Fabrício Lima Coutinho (União). Também chegou a ser cogitada uma nova eleição.