Ministério Público faz busca e apreensão na Prefeitura de Saquarema
Gabriel Torres 13/05/2025 17:44 - Atualizado em 14/05/2025 15:58
Prefeitura de Saquarema
Prefeitura de Saquarema / Foto: Divulgação


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagrou, nesta terça-feira (13), a Operação Conexões, para apurar suspeitas de corrupção e desvio de recursos públicos na Prefeitura de Saquarema. A ação cumpriu 30 mandados de busca e apreensão expedidos contra 20 pessoas físicas e 10 empresas. A investigação envolve contratos públicos que somam mais de R$ 326 milhões. A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Saquarema e aguarda resposta. Em nota, a Prefeitura de Saquarema afirmou que acompanha a ação com transparência e permanece à disposição para prestar esclarecimentos.
Os mandados foram cumpridos em Saquarema, na capital fluminense e nos municípios de Niterói, Maricá, São João de Meriti e São Gonçalo. A investigação é conduzida por promotores de Justiça com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e de oficiais de Justiça do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
De acordo com o MPRJ, o objetivo da operação é reunir provas para o Procedimento Investigatório Criminal instaurado pela Procuradoria-Geral de Justiça, que apura crimes de organização criminosa e peculato supostamente cometidos durante a gestão da ex-prefeita Manoela Peres à frente da administração municipal.
Segundo o procurador-geral de Justiça, Antônio José Campos Moreira, o montante investigado apresenta indícios de irregularidades, como superfaturamento em contratos públicos.
“Estamos falando de contratos que, juntos, superam R$ 326 milhões, alguns com sobrepreço já constatado pelo Tribunal de Contas do Estado. Onde houver sinais de fraudes e enriquecimento ilícito com recursos públicos, o Ministério Público vai atuar com rigor. É isso que a sociedade espera de nós — e é isso que estamos fazendo”, afirmou Antônio José Campos Moreira.
Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Saquarema sobre a investigação:
"A Prefeitura de Saquarema informa que ainda não teve acesso ao material completo do Ministério Público referente à operação desta terça-feira (13).

A prefeitura acompanha a ação com transparência e permanece à disposição para prestar esclarecimentos e colaborar na investigação.

Vale ressaltar que a prefeitura, desde o ano passado, tomou diversas iniciativas para dar mais robustez e transparência a diferentes processos, entre eles o não pagamento de prestadores de serviços investigados, rompimento de contratos, afastamento de profissionais e implementação de mecanismos de controle.
Além disso, modernizou seus processos administrativos para garantir maior rigor e transparência. As ações tomadas visam também aprimorar a gestão pública e assegurar a correta aplicação dos recursos".
Fonte: MPRJ.
Em nota, a Prefeitura de Saquarema afirmou que acompanha a ação com transparência e permanece à disposição para prestar esclarecimentos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS