Gabriel Torres
14/02/2025 17:01 - Atualizado em 14/02/2025 17:36
Presidente Lula
/
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14) aponta que 24% dos eleitores brasileiros aprovam o governo do presidente Lula (PT) e que 41% reprovam. Dos entrevistados, 32% avaliam o governo como regular, e 2% não souberam ou não responderam.
Segundo o Datafolha, é o pior nível de aprovação em todos os três mandatos do presidente Lula, e a reprovação também é recorde. Antes, Lula havia atingido 28% de ótimo e bom em outubro e dezembro de 2005, no auge da crise do mensalão, em seu primeiro mandato, que ocorreu de 2003 a 2006. Já o maior índice de ruim e péssimo tinha sido registrado em dezembro de 2024, e foi de 34%.
O levantamento ouviu 2.007 eleitores de 113 cidades entre segunda-feira (10) e terça-feira (11). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Na pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2024, a aprovação de Lula era de 35% e a reprovação, 34%. Consideraram o governo regular 29% e 1% não soube ou não respondeu.
A pesquisa Datafolha foi analisada pelo geógrafo William Passos, que possui especialização em estatística pelo IBGE, a convite da equipe de reportagem da Folha da Manhã. Ele analisa que a desaprovação do presidente Lula se deve ao aumento nos preços dos alimentos.”A queda da popularidade de Lula foi puxada pelo aumento da desaprovação entre os mais pobres, isto é, aqueles que ganham até dois salários mínimos. Essa faixa da população é exatamente o maior reduto eleitoral do petista, mas tem sentido o peso da inflação dos alimentos com maior força, já que muitos dos itens de primeira necessidade ficaram muito mais caros no supermercado”, disse William.
William destaca que o resultado da pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (14), traz a pior avaliação de Lula como presidente, considerando também os dois primeiros governos.”Importante recordar que esta é a pior avaliação de Lula como presidente na Datafolha em todos os seus mandatos, superando até mesmo a avaliação durante a crise do mensalão, entre outubro e dezembro de 2005, até então a pior, quando a popularidade do presidente chegou a despencar para 28% de ótimo e bom”, afirma.
Veja os números: Ótimo/bom: 24% (eram 35% em dezembro); Regular: 32% (eram 29% em dezembro); Ruim/péssimo: 41% (eram 34% em dezembro); Não sabem: 2% (era 1% em dezembro).
A aprovação do governo Lula também teve queda tanto entre homens quanto em mulheres, sendo que 24% dos dois gêneros aprovam o presidente (eram 38% das mulheres e 33% dos homens em dezembro).
Entre os que ganham até dois salários mínimos, o Datafolha aponta que a aprovação caiu de 44% para 29% de dezembro de 2024 para fevereiro. A margem de erro deste grupo é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os que têm Ensino Fundamental, a pesquisa mostra uma queda de 15% na aprovação, de 53% para 38%. A margem de erro deste segmento é de quatro pontos para mais ou para menos.
Na região Nordeste, onde o presidente tradicionalmente tem mais força, consideraram ótimo ou bom 33% dos entrevistados (eram 49% em dezembro). A margem de erro para esta região é de quatro pontos.