HFM inaugura novo Centro Cirúrgico que poderá realizar até 40 procedimentos por semana
Gabriel Torres - Atualizado em 22/09/2026 17:17
  • Fotos: Rodrigo Silveira

    Fotos: Rodrigo Silveira

  • Fotos: Rodrigo Silveira

    Fotos: Rodrigo Silveira



O novo Centro Cirúrgico do Hospital Ferreira Machado (HFM) foi inaugurado na tarde desta terça-feira (22), em cerimônia com a presença do prefeito de Campos, Frederico Paes, e autoridades de saúde do município. O novo espaço recebeu o nome do Dr Jayme Tinoco Netto e funcionará de segunda a sexta-feira, em dois turnos, com capacidade para realizar até 40 cirurgias eletivas por semana.
A nova estrutura permitirá ampliar a oferta de procedimentos em especialidades de alta demanda, como ortopedia, cirurgia pediátrica e otorrinolaringologia. Após a inauguração, o espaço continuará destinado exclusivamente aos procedimentos de urgência e emergência, enquanto a nova estrutura será direcionada aos procedimentos eletivos.
Frederico Paes destacou que Campos é polo regional na área da saúde e cobrou esse reconhecimento dos governos estadual e federal. Ao final da cerimônia e da visita ao espaço, ele anunciou que trará o procedimento de cirurgia robótica para o Hospital Geral de Guarus (HGG).
"Com muito sacrifício, estamos inaugurando o novo Centro Cirúrgico, que vai atender a Campos e região. Campos é a capital do interior do estado na área da saúde. Tanto o Ministério da Saúde quanto a secretaria estadual de Saúde têm que olhar Campos com esse foco. Nós não atendemos 520 mil munícipes. Atendemos mais de 800 mil pessoas de toda a região", falou Frederico.
  • Fotos: Rodrigo Silveira

    Fotos: Rodrigo Silveira

  • Fotos: Rodrigo Silveira

    Fotos: Rodrigo Silveira

  • Fotos: Rodrigo Silveira

    Fotos: Rodrigo Silveira

O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, destacou que o novo Centro Cirúrgico representa um avanço em termos de qualidade e quantidade. "Vamos dar mais vazão à demanda que temos no dia a dia. Muitas cirurgias eletivas serão finalizadas nesse bloco que passamos a contar a partir de hoje. É um passo a mais no sentido de evoluirmos na qualidade e na quantidade, melhorando a assistência a nossa população", falou Hirano.
Paulo Hirano também explicou a homenagem ao Dr Jayme Tinoco Netto, falecido cirurgião campista que dá nome ao Centro Cirúrgico. "O Dr Jayme foi um grande cirurgião na nossa cidade e deixou um grande legado. É uma homenagem porque ele também atuava aqui no Ferreira Machado. Uma homenagem a ele e à família", disse.
Guilherme Rangel, superintende do Hospital Ferreira Machado, falou sobre o novo espaço destinado às cirurgias e os benefícios à população.
"A gente vai ter mais recurso para poder resolver problemas, principalmente eletivos, dos pacientes que estão aguardando cirurgia. Quando não resolvemos na emergência, eles viram eletivos e nem todos têm necessidade de emergência. Eles podem fazer uma cirurgia planejada, que vamos realizar aqui", disse Guilherme.
Centro de Tratamento de Queimados
Também no quinto andar do HFM, seguem as obras do novo Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), construído de forma integrada ao novo Centro Cirúrgico. O espaço contará com estrutura especializada para o atendimento de pacientes vítimas de queimaduras, incluindo sala de balneoterapia, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva, banco de pele e uma enfermaria com seis leitos destinados a esses pacientes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS