As ações do Programa de Segurança Hídrica da Prefeitura de Campos seguem avançando no Parque Novo Eldorado. A limpeza e drenagem de canais são considerados fundamentais para o escoamento das águas na região. Na última semana, foi iniciada uma nova etapa do trabalho com ações de drenagem consideradas estratégicas para minimizar os impactos das chuvas.
Após o início dos trabalhos no Canal Bem Bem, no dia 8 de abril, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural atua agora em um dos pontos críticos do bairro, a Lagoa do Sapo 2, área que sofre há anos com constantes alagamentos durante períodos de chuva intensa.
Segundo o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Agricultura, Eduardo Augusto Alves, a intervenção precisou seguir uma sequência técnica para garantir eficiência em todo o sistema hídrico da localidade.
“Esse é um período em que conseguimos executar esse tipo de trabalho porque as chuvas estão menos intensas. Foi necessário iniciar pela limpeza do Canal do Bem-Bem, porque toda a água da Lagoa do Sapo 2 passa por ele antes de seguir para o Canal do Vigário. Por isso tivemos primeiro que desobstruir todo esse trecho para, agora, entrar aqui na Lagoa do Sapo 2. É um trabalho complexo, que começou em abril e que hoje tem continuidade dentro do Eldorado”, explicou.
Morador da região, Paulo Roberto Gonçalves afirma que os alagamentos sempre fizeram parte da rotina da comunidade e acredita que a intervenção pode trazer melhorias importantes para quem vive no bairro. “Eu moro aqui no Eldorado e essa rua enchia muito de água. Agora a Prefeitura está trabalhando para melhorar as condições para nós, moradores. A população também precisa colaborar e evitar jogar lixo nas ruas e nos canais, porque isso acaba entupindo tudo”, comentou.