Carla Caputi se reúne com secretário do Estado do Ambiente e Sustentabilidade para tratar erosão costeira
Júlia Alves 13/01/2026 10:06 - Atualizado em 13/01/2026 10:27
Reprodução
A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, se reuniu com o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, nessa segunda-feira (12) para tratar de um tema urgente que são as recentes ressacas do mar, que têm aumentado a erosão costeira em Atafona e no Açu. Segundo Caputi, uma equipe do Estado deve ser enviada, ainda nesta semana, à SJB para tratar ações emergenciais.
"Nossas equipes estão monitorando permanentemente o litoral e, diante do agravamento da situação nas últimas semanas, o secretário Bernardo se comprometeu a enviar, ainda esta semana, uma equipe técnica do Estado ao nosso município, para nos auxiliar na definição e execução de ações emergenciais não complexas, necessárias neste momento, reduzindo danos e protegendo vidas", explicou a prefeita.
De acordo com a prefeitura de SJB, a visita está prevista, inicialmente, para esta quarta-feira (14), mas ainda aguardam a confirmação da Secretaria de Estado. "Em princípio, a visita seria para analisar a atual situação da erosão no Açu e Atafona e buscar ações mitigatórias neste momento", informou.
A prefeita ainda esclareceu que a tomada de decisão para a intervenção objetiva no local só pode ser feita com autorização do Estado.
"Quero destacar que não é possível qualquer intervenção senão for com autorização dos órgãos ambientais, motivo pelo qual a prefeitura não tem permissão para nenhuma ação. O que a lei prevê é que através de estudo técnico completo e complexo seja possível a autorização para se fazer a intervenção definitiva e desta forma nós já publicamos o edital para contratação de empresa especializada, com o objetivo de realizar os estudos técnicos que vão apontar a solução definitiva para esse problema — com legalidade, responsabilidade, segurança e base técnica", disse.

Caputi comentou que, enquanto aguardam o avanço dessa etapa, eles seguem atuando para proteger vidas e reduzir danos. "Agradeço ao secretário Bernardo pela receptividade, comprometimento e pelo apoio a essa causa tão importante para o nosso município que nos atendeu imediatamente. Seguimos firmes, dialogando, buscando apoio institucional e trabalhando todos os dias, porque cuidar das pessoas sempre será nossa prioridade", finalizou.
A Folha entrou em contato com o Estado para saber mais informações da reunião e sobre o envio da equipe à SJB.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS