Operação policial em Guarus já soma 15 prisões em meio a conflito entre facções
Júlia Alves e Ingrid Silva 11/01/2026 14:26 - Atualizado em 13/01/2026 11:56
Divulgação
Em meio a guerra entre facções no subdistrito de Guarus, uma operação conjunta das polícias em Campos segue em andamento e já resulta na prisão de 15 pessoas. Somente na ação do último domingo (11), dez pessoas foram presas no Parque Guarus. As polícias intensificaram as operações na última semana em meio a esse confronto e aos registros frequentes de tiroteios no Parque Prazeres desde o dia 4 de janeiro. 
De acordo com a polícia, por volta das 10h, na Rua Paraíba do Sul, no local conhecido como Cantinho do Céu, os militares realizaram cerco tático a indivíduos que fugiram a pé e pulando por residências abandonadas. Durante as buscas, os policiais entraram em uma residência com autorização do proprietário do imóvel e, em um quarto nos fundos, foram localizadas e rendidas 10 pessoas.
Após revista pessoal e varredura no local, foram apreendidas cinco pistolas; três revólveres; uma granada; 74 munições de calibre 38; nove munições de calibre 40; 22 munições de calibre 380; 81 munições de calibre 9mm; seis carregadores de pistola; dois carregadores alongados; dois celulares; três munições deflagradas, uma touca ninja e droga.
Na rua e no interior de um beco próximo também foram arrecadadas cápsulas deflagradas de diversos calibres, inclusive de fuzil, oriundas da ação policial.
Segundo a polícia, os indivíduos foram identificados como integrantes da facção criminosa TCP e foram algemados em razão do risco de fuga. Todos foram conduzidos para a 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, sendo que cinco deles precisaram de atendimento médico em unidade hospitalar devido a lesões sofridas durante a fuga.
Todo o material arrecadado foi apresentado na delegacia, com registro das câmeras operacionais ligadas durante a ocorrência. O delegado titular da 146ª DP, Ronaldo Cavalvante, disse que de sexta-feira (9) até a ação deste domingo, já foram 15 presos. "Tudo em decorrência da guerra de facções entre ADA e TCP", informou.
Desde o dia 4 deste mês, as polícias Civil e Militar reforçaram o policiamento na região e intensificaram as operações para combater a guerra entre as facções rivais. Um trailer da PM foi instalado na quinta-feira (8) para atuar 24 horas por dia e as operações táticas, inclusive em áreas de difícil acesso e matas, foram reforçadas, contando também com o suporte especializado do Batalhão de Ações com Cães (Bac). Já a Civil tem realizado incursões diárias e noturnas na região. Na sexta-feira (9), outro tiroteio entre policiais e bandidos foi registrado.
Reprodução | Montagem Folha da Manhã
Com registro de tiroteio no Parque Prazeres também na segunda-feira (5) e na quarta (7), moradores temem pela segurança. Com isso, as polícias têm trabalhado para prender e identificar os envolvidos nos confrontos.
"Cada dia a sua luta. A Polícia Militar está de parabéns, está empenhada. A Polícia Civil também, os policiais têm permanecido de forma constante lá e houve uma união de esforços para tentar dar uma resposta para reprimir essa onda de violência. Então, acredito que, com essas prisões, naturalmente isso dá bem a arrefecer um pouco os ânimos e vamos continuar nessa batida aí, sem descanso. Enquanto for preciso, a polícia vai estar lá representando o Estado", disse o delegado da 146ª DP (Guarus), Ronaldo Cavalcante, sobre as ações de repressão das polícias em meio ao confronto entre facções. O delegado também reforçou que até essa terça-feira (13) não houve registro de novas prisões ou trocas de tiros.
Ainda na sexta, duas pessoas foram presas com armas, munições, drogas e rádios transmissores. Após receberem informações de novo ataque no bairro, os policiais realizaram um cerco tático em uma residência. Uma pessoa teria pulado o muro e apontado a arma para os agentes, onde um deles revidou e atirou o acertando na região da virilha. Houve ainda apreensão de um revólver e munições.
Reprodução | Montagem Folha da Manhã
Já nas ações de quinta-feira (8), um adolescente foi apreendido após operação na comunidade Casinhas de Nolita. Foi constatado um mandado de busca e apreensão pendente contra ele por fato análogo ao crime de tráfico de drogas. O adolescente foi levado para a 146ª DP e, em seguida, encaminhado ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) para cumprimento das determinações judiciais.
Ainda durante as ações da polícia, uma espingarda calibre 12 foi apreendida pelo Batalhão de Ações com Cães (BAC), que também está atuando no reforço de policiamento. Ela estava enterrada em uma área de mata.
Enquanto no dia 4, a PM foi até as proximidades da Rua Gladstone de Melo, local onde havia denúncia de tiros. No entanto, os agentes perceberam um veículo de cor preta na Rua Djalma Lima, no mesmo bairro, com quatro homens no interior do carro, além de um homem em pé ao lado do veículo citado, com uma touca preta na cabeça.
Segundo a PM, o homem encapuzado apontou uma pistola na direção dos policiais, mas antes que ele realizasse o disparo, um dos militares atirou contra ele cinco vezes. Ele conseguiu correr e pular o muro de uma casa.
A polícia realizou buscas no local e nas proximidades, mas o homem não foi encontrado. Enquanto realizavam as buscas no bairro, diversos disparos foram escutados pela equipe, que acionou reforços. Ainda no local, foi arrecadado um rádio comunicador.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS