Moradores denunciam qualidade da água em SJB após aparecimento de substância preta em filtro
Júlia Alves 02/01/2026 12:42 - Atualizado em 02/01/2026 12:57
Reprodução - Montagem Folha da Manhã
Moradores de São João da Barra reclamam da qualidade da água fornecida na região com presença de substância escura no filtro que tem acesso a caixa d'água. A situação causa preocupação na população, que cobra um posicionamento dos responsáveis. 
Guilherme Teller é campista e passa o verão em Grussaí. Ele relata que essa situação não é nova e que no último dia 31 aconteceu novamente. Um problema que também foi destacado por vizinhos, segundo ele.
"Essa situação é reincidente, ano passado na mesma época fiz denúncia com vídeo, vieram a minha casa e disseram que essa situação é normal, discordei e mostrei o filtro obstruído e imundo por impurezas. Nada fizeram como está demonstrado no vídeo atual", contou.
Ainda de acordo com Guilherme, o equipamento é utilizado para filtrar a água que desce da caixa d'água para abastecer a residência. Nas imagens é possível ver o equipamento com alguma substância na cor preta grudada.
No vídeo gravado no último dia 31 para expor a situação, Guilherme fala sobre a substância que aparece no filtro.
"Olha a qualidade da água que eu recebo aqui na minha casa. Isso aqui é o filtro que eu estou tirando e essa água vocês daqui da região bebem, tomam banho e cozinham. Olha a nojeira que é isso aqui. Eu tenho filtro aqui que mostra essa qualidade horrível da fornecedora. Agora quem não tem está no buraco, mas eu também estou porque eu não sei o que está passando por aqui. Estou substituindo o filtro de novo. Todo ano é isso. Já fiz essa denúncia anteriormente e nada mudou", relata Guilherme.
Vídeo:
A Folha entrou em contato com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) para saber mais informações do caso.
Em nota, a companhia informou que a água tratada e fornecida por ela no sistema de abastecimento de Grussaí e Atafona encontra-se dentro dos padrões de qualidade exigidos pela legislação. "As análises realizadas na saída das unidades de tratamento estão em conformidade com os requisitos de potabilidade", disse.
Sobre o caso citado na matéria, a Cedae informou que uma equipe irá até o endereço para coletar amostras para análises em até 24 horas, uma vez que pode se tratar de caso pontual na rede local ou até mesmo do sistema interno do imóvel. "Por se tratar de casa de veraneio, com longos períodos de inatividade, vale destacar que é fundamental lavar a caixa d’água antes da utilização", completou.
A companhia pede ainda para que demais clientes que identificarem alterações na água solicitem uma vistoria através do telefone 0800-282-1195.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS