Rafael Khenaifes
02/01/2026 10:41 - Atualizado em 02/01/2026 14:32
Presídio Carlos Tinoco da Fonseca
/
Foto: Folha da Manhã
Em Campos, foi registrado um grande número de detentos beneficiados com a "Saidinha de Natal", chegando a quase 200. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap), a previsão de retorno desses presos era até o dia 30 de dezembro, mas 19 dos beneficiados não voltaram para os presídios.
No entanto, o quantitativo total aos beneficiados não foi detalhado entre as penitenciárias Carlos Tinoco da Fonseca, Casa de Custódia Dalton Crespo de Castro e Presídio Feminino Nilza da Silva Santos, em Campos.
"A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que durante o período da VPF de Natal, nas unidades prisionais de Campos, 198 pessoas foram beneficiadas com a saída temporária. Deste total, 19 não retornaram no prazo previsto, sendo igualmente registradas como evasões", informou a secretaria através de nota.
Podem receber o indulto pessoas condenadas a crimes sem grave ameaça com pena inferior a 12 anos, desde que já tenham cumprido um quarto da pena, se não reincidente, ou um terço, se reincidente. Aqueles que praticaram crimes com grave ameaça também poderão receber o indulto este ano, desde que a pena seja inferior a quatro anos, e que o detento tenha cumprido um terço da pena, se reincidente, ou metade, se não reincidente.
Procurada pela Folha, a assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que o 8º BPM (Campos) não tem ações específicas direcionadas a esse objetivo. No entanto, a Corporação conta com sistemas de monitoramento com tecnologia de reconhecimento facial nos municípios de Campos e São João da Barra, que auxiliam na identificação de suspeitos. Além disso, a unidade informou que mantém ações rotineiras de combate ao tráfico de drogas, especialmente em áreas identificadas como redutos de atuação desses criminosos.