Desembargador Cláudio de Mello Tavares toma posse como presidente do TRE-RJ
- Atualizado em 17/12/2025 09:46
Reprodução/TV Globo
O desembargador Cláudio de Mello Tavares tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) nessa terça-feira (16). Ele vai comandar as eleições em todo o estado no ano que vem. O mandato dura 2 anos. A sessão solene aconteceu no plenário do Tribunal de Justiça (TJRJ), no Centro do Rio.

“O voto livre é a própria democracia. A Justiça Eleitoral é um dos mais poderosos símbolos da democracia onde a Justiça Eleitoral forte é voto livre, onde é voto livre a soberania popular e onde a soberania popular é respeitada, a democracia resiste. Não haverá espaço no processo eleitoral do estado do Rio de Janeiro para candidaturas patrocinadas pelo crime organizado”, afirmou.
O desembargador é bacharel em direito pela Universidade Cândido Mendes. Em 1998, tomou posse como desembargador do TJRJ.

Entre 2004 e 2005 foi conselheiro da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).
O magistrado atuou como corregedor-geral da Justiça no biênio 2017-2018 e foi o presidente do TJ em 2019 e 2020.

É membro da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais e do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Cláudio de Mello Tavares é também autor do livro “Da União Livre à União Estável – Aspectos do Concubinato”, publicado em 2017, e do livro “Impeachment de Governador de Estado: a Formação do Tribunal Misto”, de 2024, em coautoria com o juiz Fábio Ribeiro Porto.
Ele foi eleito para o cargo de presidente do TRE-RJ por aclamação. Ele fica no cargo até 2027.

Durante a solenidade também foi empossado o vice-presidente. O desembargador Fernando Cerqueira Chagas passa a ser também o corregedor regional eleitoral.
Com informações do G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS