Inauguração do Ferreira Machado marcará novo capítulo na saúde de Campos
O Hospital Ferreira Machado (HFM) irá inaugurar a obra de ampliação do pronto-socorro e a modernização da fachada nesta segunda-feira (3), a partir das 18h, em Campos. As novidades marcam uma nova etapa na trajetória da unidade hospitalar, que é referência na urgência e emergência, e visam promover mais qualidade dos serviços oferecidos à população. Atendendo à toda região Norte e Noroeste Fluminense, somente neste ano, o HFM realizou mais de 60 mil atendimentos.
Iniciadas em junho de 2023, o HFM recebeu obras de ampliação do pronto-socorro, modernização da fachada e melhorias no hospital. A unidade recebeu equipamentos novos, como ventiladores pulmonares, bombas injetoras e monitores de triagem, além de novos aparelhos de ar condicionado, focos clínicos e câmaras refrigeradas, entre outros. Para reforçar a qualidade na assistência, a equipe profissional também recebeu treinamentos e capacitações.
Além disso, o novo centro cirurgico também foi reformado e vai passar a atender de segunda a sexta-feira, com capacidade de realização de até 40 cirurgias eletivas por semana, para especialidades como ortopedia, pediatria e otorrinolaringologia. A unidade ainda contará com duas salas para transplantes de órgãos.
Consolidado como referência no atendimento de urgência e emergência, a unidade realiza mensalmente uma média de 7 mil atendimentos. De janeiro a setembro deste ano, a unidade já contabilizou 63.979 atendimentos. Nesta segunda, o prefeito Wladimir Garotinho e o vice-prefeito Frederico Paes vão participar da cerimônia e realizar a entrega da unidade com as melhorias.
Para Andreina Gomes, a expectative é de que o hospital promova melhoria no atendimento à população que precisa.
“Eu espero que melhore, porque tem um investimento muito grande na saúde da cidade e este é um hospital de referência. Eu sei que é muito precário, que os enfermeiros e os técnicos muitas vezes não tem material para trabalhar, nem mesmo para fazer um curativo. Então, eu espero que, além da beleza de fora, o essencial que é do lado de dentro também melhore e faça diferença na vida das pessoas,” disse.
Há 23 anos, Eduardo Gonçalves é o diretor administrativo do hospital e comentou sobre as mudanças no hospital que faz parte da história do município. “Cada avanço é fruto do empenho de uma equipe que veste a camisa do hospital todos os dias. Estamos passando por uma grande fase de modernização, sem perder nossa essência de acolher e cuidar. O Ferreira Machado é mais do que um hospital, é parte da história e da vida de Campos”, destacou.
A unidade conta com mais de mil profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionistas, administradores, assistentes sociais e demais servidores. Com a inauguração, o Hospital Ferreira Machado busca oferecer um atendimento de qualidade, mais conforto e dignidade à população.
História
Fundado em 11 de junho de 1952, o então Sanatório Ferreira Machado nasceu com o propósito de tratar pacientes portadores de tuberculose. Décadas depois, em 1987, teve início a construção do pronto-socorro “Adão Pereira Nunes”, anexo ao hospital, e em 6 de janeiro de 1991, o espaço foi oficialmente reinaugurado como Hospital Geral Ferreira Machado.
O HFM já foi selecionado e participou do projeto nacional “Lean nas Emergências”, uma iniciativa do Ministério da Saúde, executada pelo Hospital Sírio-Libanês, voltada para otimizar fluxos e reduzir superlotação em emergências.