Projeto iniciado em Campos próximo de ser apresentado na COP 30
Um projeto que foi iniciado em Campos está concorrendo para ser apresentado na Conferência das Naões Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), maior evento ambiental do planeta que será realizado entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém. O projeto Pró-Águas RJ visa a regeneração florestal de 7.500 hectares de áreas degradadas nos 92 municípios do Estado do Rio e também a segurança hídrica. Para que o projeto seja apresentado na COP 30, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), pede o voto da população.
"Tudo começou por Campos, foi aqui que o Pró-Águas deu os primeiros passos para mudar realidades e cuidar das nascentes. Se o projeto for escolhido, Campos vai estar sob os holofotes do mundo inteiro, mostrando que daqui saem soluções que inspiram o planeta. Essa conquista é de todos nós, de quem vive, trabalha e acredita no potencial de Campos", declarou o prefeito ao reforçar o pedido do voto popular para que o projeto seja apresentado.
O voto pode ser cadastrado através do seguinte link: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/cop30/f/1346/proposals/65205?fbclid=PAb21jcANSi3NleHRuA2FlbQlxMQABpzTyOlGB_HGT4xJaNWW3ShbpdwkgsHsjOUAzTZubWlqBj5KoecXXhjrPaTBQ_aem_eapQyoriXl9QswPrgvjkUA
"Peço apoio para divulgação e votação, estamos em segundo lugar. Projeto que eleva nossa cidade e constrói um novo futuro mais sustentável", reforçou Wladimir.
No dia 28 de março deste ano, data em que a cidade completou 190 anos, o Instituto Espinhaço, idealizador do projeto, em parceria com a Prefeitura de Campos e com apoio do Governo do Estado, realizou o início do plantio de mudas de árvores nativas no âmbito do projeto Pró-Águas Rio de Janeiro.
Na ocasião, a Prefeitura e o Instituto assinaram um acordo de cooperação visando unir esforços para apoiar a recuperação de área degradadas no município, bem como para o fortalecimento dos serviços ecossistêmicos por meio das Soluções Baseadas na Natureza.