Pitbull é recolhido pela Polícia Civil após atacar galinhas em São João da Barra
Maria Laura Gomes - Atualizado em 22/10/2025 18:52
Divulgação

Um cão da raça pitbull foi recolhido pela Polícia Civil em São João da Barra após atacar galinhas em uma propriedade particular na tarde da última segunda-feira (20). O caso é investigado pela 145ª Delegacia de Polícia (SJB). Dois cães invadiram o local e mataram pelo menos oito aves. As imagens das câmeras de segurança registraram toda a ação.

A proprietária da residência e das galinhas, Augusta Amaral, contou que um dos cães conseguiu fugir. Com apoio do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), o outro animal foi encaminhado para um lar provisório, onde permanecerá até que seja definida sua destinação final.


O local onde ocorreu o ataque fica ao lado de uma creche municipal, no bairro Carrapicho, em Atafona, o que tem aumentado o temor dos moradores quanto à segurança de quem circula pela área. Moradores dizem que os ataques têm sido recorrentes e vêm causando transtornos à comunidade. As autoridades orientam que situações semelhantes sejam denunciadas imediatamente à polícia, para que os tutores possam ser identificados e responsabilizados.

A Lei Estadual nº 4.597/2005 estabelece normas para a posse e circulação de cães de raças consideradas potencialmente perigosas, exigindo o uso de coleira, enforcador e focinheira em vias públicas. A legislação também determina que esses animais só podem ser conduzidos por pessoas maiores de 18 anos e proíbe a presença deles em praças, parques e áreas próximas a escolas.

O descumprimento da lei pode resultar em responsabilidade civil e criminal. Mesmo nos casos em que não há ataque, é importante denunciar animais com comportamento agressivo, de forma a prevenir novos incidentes e garantir a segurança da população.

Casos de ataques na região
Bebê - Na terça-feira da semana passada (14), o bebê José Henrique Monteiro, de apenas 10 meses, foi atacado por um pitbull em Baixa Grande. Ele foi socorrido em estado gravíssimo para o Hospital Ferreira Machado (HFM), onde ficou internado por dois dias e não resistiu vindo a óbito na quinta-feira.
No dia do ataque, outra criança de 2 anos, que seria irmão de José Henrique, e uma mulher de 29 anos, que seria a babá, também ficaram feridos, mas sem gravidade.
Outro - Também na terça-feira da semana passada, um cachorro atacou uma mulher que passeava com seu pet no Parque João Maria. O caso aconteceu na Travessa Colombo Paravidino.
A mulher de 44 anos foi socorrida para o HFM com lesões no couro cabeludo. Ela permanece internada no hospital. (M.M.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS