Pelo menos três lixeiras foram quebradas durante uma ação de vandalismo na noite dessa quarta-feira (24), na Rua Lacerda Sobrinho, no Centro de Campos. Um vídeo de câmera de segurança mostrou o ato, onde é possível notar o homem retirando uma lixeira do poste e quebrando em seguida. Revoltados, moradores contaram o susto ao perceberem o barulho.
Vídeo:
O morador Carlos Menezes contou que, por volta das 22h30, o homem iniciou a ação, causando incomôdo em quem mora próximo do local.
"Ele adentrou a minha rua, localizada na Lacerda Sobrinho, depredou 3 lixeiras instaladas pelo poder público, enquanto gritava, xingava, batia no meu portão, violentamente. A vizinhança toda escutou o quebra-quebra das lixeiras, que usamos ao descarte do lixo e que, nesta quinta, amanheceu sem ter um lugar próprio para jogar o lixo aqui na rua", explicou.
Lixeira vandalizada
/
Rafael Khenaifes
Vitor Vidal informou que ele quebrava as lixeiras com muita força.
"Uma barulheira danada, as pessoas querendo saber o que estava acontecendo. Tem idosos nessa rua que ficaram assustados com todos esses transtorno", ressaltou.
Lixeira vandalizada
/
Rafael Khenaifes
Já Leandro Carlos Alves, dono de um restaurante na área, relatou que ele é suspeito de quebrar diversas lixeiras na área central eem toda a cidade.
"Ele não é tão velho e anda com um pedaço de pau na mão. Ele chega perto e dá umas porradas na lixeira. Em outro momento, ele fez isso na hora do almoço. Esse cara está rodando esse quarteirão e já depredou mais de 20 lixeiras aqui na área do centro, como em outros lugares da cidade", finalizou Leandro.
A Folha entrou em contato com a Prefeitura de Campos para saber o que está sendo feito pela reposição das lixeiras. A Prefeitura informou que as lixeiras passam por substituição regularmente, especialmente no fim do ano, mas que o serviço enfrenta dificuldades, "além do alto custo do equipamento, os constantes atos de vandalismo atrasam as reposições", diz parte da nota.
"Cada lixeira danificada precisa passar por um processo de compra e cotação, que leva alguns dias, o que impede a reposição imediata. A gestão municipal lembra, que esses equipamentos são patrimônio coletivo e pede à população que ajude a preservar as lixeiras, evitando prejuízos e garantindo uma cidade mais limpa", finaliza a prefeitura.
A Polícia Militar, através de nota do 8° BPM, informou que emprega policiamento ostensivo na região, com equipes realizando abordagens e revistas sistematicamente. "Havendo flagrante delito, os envolvidos serão presos", disse.