Seminário sobre direito, petróleo e transição energética acontece nesta sexta na sede da OAB Campos
- Atualizado em 25/09/2025 11:30
Fachada da OAB 12ª Subseção
Fachada da OAB 12ª Subseção / Divulgação
A Casa do Advogado em Campos receberá nesta sexta-feira (26), das 9h às 13h, o III Seminário OAB/UCAM – Direito, Cidade e Transição Energética. O encontro é uma realização da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil RJ, por meio da Comissão de Direito Ambiental, presidida pelo advogado Jeferson Nogueira Fernandes, em parceria com a Universidade Cândido Mendes (UCAM).

A abertura contará com a presença da presidente da OAB/Campos, Mariana Lontra Costa; do coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado da UCAM, Aldo Shimoya; e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação, Marcelo Neves Barreto.

A programação está organizada em três painéis temáticos. O primeiro tem como tema "Petróleo, relevância e impactos na região", onde Marcelo Neves Barreto apresentará uma palestra sobre o papel do petróleo no desenvolvimento regional. Em seguida, a professora da UCAM e pesquisadora do Instituto de Economia da UFRJ, Lia Hasenclever, falará sobre os efeitos socioeconômicos dos royalties no Norte Fluminense.

O segundo tema será apresentado pelo mestre em Biociências pela Uenf e doutorando da UCAM, Wanderson de Sousa, que abordará a transição energética em Campos e o Hub do Porto do Açu. Já Valter Sales, mestre em Políticas Sociais pela Uenf, professor do IFF e doutorando da UCAM, falará sobre abastecimento energético, estabilidade, segurança e desafios.

Já o terceiro tema falará sobre impactos e desafios ambientais com Jefferson Nogueira Fernandes, presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Campos. Ele discutirá a produção energética no rio Paraíba do Sul e seus impactos. Encerrando o ciclo de debates, o professor da UCAM e doutor em Sociologia Política pela Uenf, Rodrigo Anido Lira, tratará do ecossistema de inovação para a transição energética.

O seminário tem como objetivo promover a integração entre o meio acadêmico, jurídico e econômico, fomentando reflexões sobre os desafios e oportunidades da transição energética na região Norte Fluminense.
Com informações da assesoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS