Trânsito de Campos entre falta de estrutura e infrações
Éder Souza e Ingrid Silva 24/09/2025 08:04 - Atualizado em 24/09/2025 11:45
Carro estacionado em calçada da avenida 28 de Março
Carro estacionado em calçada da avenida 28 de Março / Foto: Rodrigo Silveira

Até quinta-feira (25) acontece em todo o país a Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2025, que este ano tem o tema “Desacelere – seu bem maior é a vida”. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar motoristas, motociclistas, pedestres e toda a sociedade sobre a importância de adotar atitudes responsáveis no trânsito, evitando acidentes. Em Campos, além das irregularidades no trânsito, outro problema é apontado por condutores, que é a falta de conservação nas vias.
Um levantamento da Guarda Civil Municipal (GCM) mostrou as principais infrações cometidas pelos motoristas e motociclistas no trânsito campista. Entre janeiro e agosto de 2025, a liderança é o estacionamento sobre o passeio, com 1.717 multas aplicadas no período.
A infração, que é considerada grave no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), também foi a mais registrada em 2024. Ela pode resultar em multa de R$ 195,23, adição de 5 pontos na CNH e possível remoção do veículo. Mas o comparativo revela mudanças importantes no comportamento dos condutores. Em 2024, o segundo lugar do ranking era o estacionamento em local proibido, seguido de dirigir veículo segurando o celular. Já neste ano, essas duas infrações perderam espaço para a condução de motocicleta sem capacete de segurança, que registrou 1.166 multas, e a conversão proibida à esquerda, que aparece em terceiro, com 1.160 autuações.
Outro dado que chama atenção em 2025 é o crescimento da infração de conduzir veículo sem licenciamento, que já soma 1.080 registros. Já o estacionamento em local ou horário proibido pela sinalização gerou 853 multas.
Através desse cenário, a GCM reforça a necessidade de mais conscientização dos condutores e de respeito às regras de trânsito para reduzir riscos de acidentes.
“Nosso objetivo é garantir mais segurança e conforto no trânsito, retirando de circulação veículos em mau estado de conservação, condutores não habilitados e situações que possam colocar em risco a vida das pessoas. Vale destacar que grande parte dos condutores abordados está regularizada, com habilitação e veículos devidamente licenciados. Em alguns casos, são aplicadas autuações que não exigem a remoção do veículo, mas sempre acompanhadas de orientações sobre a importância da segurança viária. As operações não têm como finalidade apenas punir, mas também conscientizar”, explicou o comandante da GCM, Wellington Levino.
Arteris e PRF também realizam ação pela Semana Nacional do Trânsito
Durante uma ação conjunta, a Arteris Fluminense, concessionária que administra a BR 101, e a Polícia Rodoviária Federal promoveram uma atividade educativa na Escola Municipal Dr. Francisco Manoel Pereira Crespo, localizada próximo ao km 55 da BR-101, em Campos. A iniciativa reuniu cerca de 80 estudantes, que participaram de palestras voltadas à segurança no trânsito, conheceram a viatura e as motocicletas da PRF, além da unidade de salvamento e resgate da concessionária.
Arteris Fluminense e PRF fazem ação sobre educação no trânsito para crianças
Arteris Fluminense e PRF fazem ação sobre educação no trânsito para crianças / Foto: Divulgação/ Arteris Fluminense
Os alunos também aprenderam sobre o uso correto do cinto de segurança em veículos e participaram de uma atividade prática conduzida por socorristas da Arteris, que transmitiram noções básicas de primeiros socorros.
Buraco na Antônio Manoel gera queixas
Buraco na Antônio Manoel gera queixas / Rodrigo Silveira
Diversas ruas com buracos geram reclamações em Campos
Diversos buracos têm sido registrados em algumas ruas de Campos, o que tem gerado reclamações de motoristas e quem passa pelo local frequentemente. A situação pode ser registrada em ruas e bairros diferentes, como o caso das ruas Antônio Manoel e João Maria, no Turfe Clube, a rua Manoel Viana Abreu, no Jóquei Clube, além de ruas no Centro do município, como Senador Viana.
O motorista de carros de aplicativo João Neves comentou que alguns lugares possuem muitos buracos. Ele falou sobre as obras que acabam deixando os bueiros desnivelados, transformando em mais um buraco pela cidade. “Alguns lugares com muitos buracos, outros sem buracos nenhum, o que eu acho que é até algo normal, tendo em vista a proporção do tamanho da cidade. Mas o que pega mais pra gente, além dos buracos, são as obras que são feitas e as empreiteiras não nivelam aquelas tampas de bueiro na mesma nível do asfalto e acaba criando uma vala na pista, um buraco”, disse.
Já o taxista Marcus Sales também lembrou de algumas outras ruas com buracos. “A Avenida José Alves de Azevedo em alguns pontos específicos e também prolongamento da Saldanha Marinho, estão bem ruins. Pode melhorar”, comentou.
A Prefeitura de Campos informou que: “Quanto à parceria que efetivou ações de reconstrução de vias da cidade, lançando asfaltamento novo, o governo municipal busca diariamente renovação e novas efetivações de parcerias com governos estadual e federal, visando melhorar a qualidade de vida aos munícipes”.
Já em uma outra nota, emitida nesta quarta-feira (24), a prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, informou que a Rua Dr. João Maria recebe nesta semana serviços da operação tapa-buraco e que a Rua Antônio Manoel também está na programação para o mesmo trabalho, "mas já existe um projeto em andamento para o recapeamento completo de ambas as vias".
"A Rua Comendador Francisco Sanguedo já foi recapeada recentemente. Na Rua Senador Viana, os serviços de tapa-buraco foram concluídos há poucos dias. No bairro Novo Jockey, ruas como a Manoel Viana estão contempladas pelo programa Bairro Legal, uma parceria da Prefeitura de Campos com o Governo do Estado, que já está em tramitação", finaliza a nota.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS