Após fortes chuvas, moradores de Mocotó do Imbé ficam ilhados mais uma vez
Um vídeo divulgado nas redes sociais pelo morador de Aleluia do Imbé, Enos Gama Júnior, conhecido como "Tubarão do Imbé", mostra a cheia do Rio Mocotó por conta das chuvas que atingiram a região desde a última sexta-feira (29), em Campos. Além disso, o local está sem ponte ou passarela para a população desde que caiu no dia 19 de junho de 2023. Com a situação desta segunda-feira (1º), onde o rio está cheio, crianças da região ficaram impossibilitadas de irem para a escola por não haver uma forma de atravessar o rio, assim como outros moradores também não conseguem atravessar. A mesma situação já foi registrada em novembro do ano passado.
Vídeo:
Enos relata que, com o nível do rio alto, não há outra forma de atravessar para seguir caminho à escola ou trabalho, assim como quem precisa retornar para casa. “Olha o rio. Dia primeiro de setembro e amanheceu chovendo. Ninguém rompe nem para levar as crianças para a escola porque não tem como. Está tudo cheio de novo desde ontem. Hoje, infelizmente não tem como, as crianças ficam sem estudar, porque nós não temos como atravessar e também não temos caminho, porque também está com água”, comenta.
Ele ainda acrescentou que: “não passa nada, o rio está alto e deve estar com mais de dois metros. De sexta até hoje choveu 60mm na região e lá na serra deve ter chovido muito mais”, disse.
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que está ciente da necessidade da construção da ponte para atender aos moradores da região. O município comentou ainda que já há um projeto para a construção de uma nova passarela e que uma medida emergencial será analisada.
“Já existe um projeto que contempla a estruturação de uma passarela no local, conseguimos a licença ambiental em maio deste ano, junto ao Inea para realização da obra, agora será feita a abertura de um processo licitatório, para resolver de vez o problema. Enquanto isso, será avaliada uma medida emergencial”, disse.
Leia mais
-
Moradores do Mocotó do Imbé ficam ilhados mais uma vez
-
Após queda de passarela, moradores do Mocotó do Imbé, em Campos, ficam isolados mais uma vez
-
Rio Mocotó enche e deixa cinco famílias ilhadas na região do Imbé, em Campos
-
Moradores de Mocotó estão isolado após quedas de barreiras e estradas alagadas