Vacinação contra a gripe é maior entre público não prioritário em Campos
Éder Souza - Atualizado em 25/06/2025 07:35
Idoso sendo vacinado contra a gripe
Idoso sendo vacinado contra a gripe / Foto: Divulgação/ Governo do RJ


Um dado divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campos chama atenção em relação a vacinação contra a gripe no município e os riscos: das 71.278 doses aplicadas desde o início da campanha, em 7 de abril, até essa segunda-feira (23), apenas 21,24% engloba o público-alvo, que inclui crianças menores de 6 anos, idosos e gestantes. Para esse grupo, que é de 129.577 pessoas, foram aplicadas somente 27.535 doses.

A imunização é maior na cidade entre as pessoas que fazem parte do público geral. Das 71.278 doses aplicadas, 43,743 foram para outra parcela da população. “A Secretaria de Saúde reconhece que a procura ainda é baixa e afirma que segue com ações para ampliar a vacinação”, disse uma nota enviada pela Prefeitura de Campos à Folha.

A patologia pode ser fatal, principalmente para os grupos mais vulneráveis, como gestantes, idosos, crianças e pessoas com comorbidades. O vírus da gripe pode ser agressivo e levar a complicações graves, inclusive óbito.

No último domingo (22), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) emitiu um novo alerta para a baixa cobertura vacinal contra Influenza em todo o RJ. Apenas 25,32% do público-alvo está protegido contra a doença, no entanto, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%. Até 18 de junho foram registradas 9.482 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 693 óbitos.
Crianças fazem parte do grupo prioritário
Crianças fazem parte do grupo prioritário / Foto: Divulgação Secom Campos


“As áreas técnicas da SES-RJ estão trabalhando em apoio aos municípios para ampliar nossa cobertura vacinal, mas precisamos da adesão da população. A gripe é uma doença que pode parecer simples, mas entre idosos e crianças pequenas representa uma ameaça. A vacinação é a medida de prevenção mais eficiente, por isso, é fundamental que o público prioritário vá ao posto de saúde ou clínica da família mais perto de casa para ser vacinado”, reforça a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Em Campos, a vacinação contra a gripe está disponível para toda a população em 40 unidades de saúde, incluindo Unidades Básicas de Saúde (das 08h às 17h), nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) (das 08h às 16) e no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Saúde, (das 08h às 20h).
Confira a lista completa:
Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal
Centro Saúde de Guarus
Clínica da Criança
Terceira Idade
Policlínica da Tapera
UBS Baleeira
UBSF Aldeia
UBSF Parque Rodoviário
UBSF Patronato São José
UBSF Penha
UBSF Poço Gordo
UBSF Ponta da Lama
UBSF Quilombo
UBSF Rio Branco
UBSF Santa Cruz
UBSF Santa Helena
UBSF Carvão
UBSF Conselheiro Josino
UBSF Custodópolis
UBSF Dores de Macabu
UBSF Eldorado
UBSF Félix Miranda
UBSF IPS
UBSF Jamil Ábido
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UBSF Lagoa de Cima
UBSF Morro do Coco
UBSF Palmares
UBSF Parque Imperial
UBSF Parque Prazeres
UBSF Santa Maria
UBSF Saturnino Braga
UBSF Sentinela do lmbé
UBSF Tocos
UBSF Três Vendas
UBSF Turf Club
UBSF Venda Nova
UBSF Vila Nova
UPH Travessão
UPH Ururaí

ÚLTIMAS NOTÍCIAS