Corpo de Lourdes Venâncio é sepultado no Campo da Paz, em Campos
Júlia Alves - Atualizado em 04/06/2025 14:44
Foi sepultado na manhã desta quarta-feira (4) o corpo de Lourdes Pinto Venâncio, mãe do médico e ex-secretário municipal de Saúde de Campos, Geraldo Venâncio. O sepultamento aconteceu no cemitério Campo da Paz. Lourdes faleceu nessa segunda-feira (2), no Rio de Janeiro, aos 99 anos.
O velório foi iniciado às 10h, na Capela F. Já o sepultamento foi realizado às 11h. Amigos e familiares acompanharam a cerimônia de despedida.
Lourdes residia no Rio de Janeiro, onde vinha recebendo cuidados médicos. Ela completaria 100 anos no dia 8 de julho. Era viúva do Dr. Geraldo da Silva Venâncio, que presidiu a Fundação Benedito Pereira Nunes (FBPN) entre os anos de 1966 e 1991, e fundou a Faculdade de Medicina de Campos (FMC), em 1967. Em homenagem à memória de Lourdes, a fundação decretou luto oficial de três dias.
O ex-aluno e ex-professor da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Paulo Mello, destacou a trajetória de Lourdes e o reflexo da influência dela em sua vida.
"Durante todos os dias que fui à rua Kirk 33 e lá encontrei uma segunda mãe. Voz serena, decisões simples e sábias, sempre ouvindo mais do que falava, ela estava por trás do nosso grande criador da FMC, Geraldo da Silva Venâncio, nossa referência de cidadania e profissional. Dona Lourdes tinha todos os documentos da criação de nossa FMC. A ela recorria sempre que precisava falar nas cerimônias de formatura que participei”, comentou.
Paulo ressaltou a importância de Lourdes na sociedade campista.
“Uma líder, humilde, simples e a mãe que sempre invejei de Geraldo Augusto seu filho primogênito. Com sua partida, fica um grande vazio na minha vida de estudante e profissional em Campos dos Goytacazes. Esta comunidade perde uma referência e esta geração perde uma guerreira e mãe incomum. Quase cem anos servindo à família e à comunidade, sendo mãe e mentora de todos nós. Estamos diminuídos com sua partida e ela continua em seus filhos e descendentes que tivemos o privilégio de conviver. Estamos de luto, nossa comunidade está de luto", declarou.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS