Moradores do Parque Imperial reclamam de acúmulo de entulho e lixo em calçadas
Júlia Alves 15/05/2025 14:30 - Atualizado em 15/05/2025 15:40
Júlia Alves
Moradores do Parque Imperial, em Campos, estão reclamando do acúmulo de entulho e lixo nas calçadas localizadas no cruzamento da avenida Lourival Martins Beda com rua Professora Maria Benedita Gouveia. A situação frequente contribui para proliferação de animais e mau cheiro no local.

Além disso, diversas calçadas do bairro permanecem com mato alto desde a última reportagem da Folha sobre essa situação, há quase dois meses. Na ocasião, a reclamação era de uma moradora da rua Ivan Jader, no residencial Santo Antônio. No local, devido ao mato alto, moradores precisavam passar pela rua, dividindo espaço com os carros, pois as calçadas estavam obstruídas. À época, a prefeitura havia informado que a rua estava na programação para receber manutenção.

Nesta quinta-feira (15), a médica Vanda Terezinha denunciou o descarte de lixo na calçada de seu imóvel. A moradora do Parque Imperial relata ainda que esse despejo deve ter sido feito por parte dos próprios moradores do bairro e que, mesmo ela colocando uma lixeira e faixas de aviso proibindo a ação no local, a situação não muda e gera diversos incômodos.
“Esse lixo, há anos que se coloca aqui. Eles botam o lixo, a tinta fica toda manchada embaixo, porque eu pinto o muro do terreno ao lado, mas eles botam novamente. Esse terreno era um terreno aberto e ficavam usando para jogar lixo durante muito tempo. Eram animais mortos. Um caminhoneiro ia ali e botava fogo. Quantas vezes eu chegava de um plantão à noite e não conseguia dormir dentro de casa de tanta fumaça. Pelo que tudo indica, são as mesmas pessoas que jogavam dentro do quintal, mas que agora jogam lá fora. Eu fico nessa situação e a calçada quase que fica sem poder ninguém passar, porque está interditada com lixo. Eu, na janela do alto da minha casa, de madrugada, já vi, não nesses dias agora, mas anteriormente, uma ratazana atravessando a rua para o outro lado”, relata.
Júlia Alves
 
A Folha esteve no local nesta quinta-feira (15) e registrou uma calçada com mato alto, galhos de árvores, pedaços de móveis, lixos e entre outros. Um empresário do ramo de panificação, que não quis se identificar, relatou que constantemente percebe as ruas do bairro com mato alto e a falta de manutenção por parte da prefeitura. Ele alega que apenas nas proximidades da quadra esportiva do bairro que há manutenção regular.
Uma de suas padarias fica localizada em frente à calçada onde estão os entulhos. Ele conta que não presencia animais na área, mas que uma vizinha já comentou ter visto ratos nos entulhos da calçada citada. Além disso, ele relata que na propriedade onde funciona a padaria há proteção para evitar a entrada de animais.
Padaria localizada na Avenida Lourival Martins Beda em cruzamento com a Rua Professora Maria Benedita Gouveia, no Parque Imperial
Padaria localizada na Avenida Lourival Martins Beda em cruzamento com a Rua Professora Maria Benedita Gouveia, no Parque Imperial / Júlia Alves

A Prefeitura de Campos informou em nota que o bairro Imperial está na programação normal e que há equipes em rota. “Por hora estão no Novo Jóquei e passarão pelo Bairro da Penha e, em seguida, Imperial. Infelizmente com as chuvas frequentes os matos avançaram bastante”, finaliza a nota.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS