Piquenique será realizado no domingo (18), na Uenf, às 15h
/
Foto: Divulgação
Pelo décimo primeiro ano consecutivo, famílias de alérgicos alimentares de Campos organizam a Semana de Conscientização Sobre Alergia Alimentar. Iniciado em 2015 por um grupo de mães e avós de crianças com alergias alimentares, o movimento tem ganhado força e apoio ao longo dos anos.
Em 2025, a programação incluirá ações de conscientização em escolas e culminará em um piquenique aberto ao público no campus da UENF, no domingo (18) , às 15h.
O ano anterior marcou um avanço significativo com a oficialização da terceira semana de maio como a Semana Nacional de Conscientização sobre Alergia Alimentar, através da Lei Federal nº 14.731/2023. No entanto, Campos já era pioneira nessa causa, tendo instituído a semana em seu calendário oficial em 30 de outubro de 2017, por meio da Lei Municipal nº 8.788, proposta pelo então vereador Cláudio Andrade, atendendo a um pedido de pais e professores de crianças alérgicas.
Foto: Divulgação
A iniciativa de dedicar a terceira semana de maio à conscientização sobre alergia alimentar é também observada em diversas partes do mundo. Nos Estados Unidos, a FARE (Food Allergy & Anaphylaxis Network) promove essa causa há mais de 20 anos.
Em 2024, o movimento JUNTOS — Pela visibilidade, pelo acolhimento e consciência sobre alergias alimentares, liderado pelo portal Conexão Alimentar, lançou uma campanha nas redes sociais incentivando a participação na enquete da Câmara dos Deputados sobre o Projeto de Lei da caneta de adrenalina.
Este ano, o JUNTOS lançou um novo selo com o seu logo, mãos unidas na cor azul esverdeado (símbolo das alergias alimentares), e o tema #MitosEFatos.
A Semana de Conscientização sobre Alergia Alimentar representa uma importante oportunidade para disseminar informação confiável sobre o tema.