Matheus Mesquita
12/05/2025 18:25 - Atualizado em 12/05/2025 20:23
Foto: Rodrigo Silveira
A Creche Escola Municipal Bruno da Silva, localizada no Bairro Jardim Boa Vista, em Guarus, ainda está sem funcionar depois da morte de dois homens que foram atingidos por fios de um poste de alta tensão em frente à unidade na última quarta-feira (7). Rodrigo da Silva Rodrigues e Carlos Eduardo Muniz Ribeiro morreram na calçada da creche.
Nesta segunda-feira (12), cinco dias depois da tragédia, a equipe da Folha percorreu algumas ruas do Jardim Boa Vista. Foi possível constatar que os postes no bairro estão em estado precário, trazendo riscos aos alunos da creche e moradores.
Um morador que preferiu não se identificar disse que a população tem reclamado sobre a situação dos postes com a Enel, responsável pelo equipamento, há muito tempo, mas o problema não é resolvido.
“Há muitos anos que o descaso com esse bairro vem acontecendo. Os postes estão muito velhos e é inaceitável que aqui eles ainda sejam de madeira. Casos de curto circuito e fogo nos fios acontecem direto. Quando chove muito forte, dá um pico de energia e sem luz. Isso acaba estragando os eletrodomésticos, como já aconteceu comigo”, disse.
Foto: Rodrigo Silveira
“É triste, mas acontece o tempo inteiro. Vira e mexe os fios dos postes aqui ficam em curto circuito. Sábado agora já estava acontecendo de novo. Infelizmente até hoje nada foi feito”, disse outra moradora que não quis se identificar.
A Folha entrou em contato com a concessionária Enel para saber se existe previsão para troca e manutenção dos postes. Em nota, a empresa disse que: "Uma equipe realizou uma inspeção técnica no Bairro Boa Vista Guarus, na tarde de hoje (12), e verificou que os postes da localidade não apresentam risco iminente aos moradores. A distribuidora vai programar, para ainda este mês, algumas ações de manutenção preventiva e corretiva na área, incluindo a substituição de alguns postes".
A reportagem também entrou em contato com a Prefeitura de Campos para saber se existe previsão para retomada das aulas na Creche Escola Municipal Bruno da Silva e aguarda retorno.
Manifestação pediu Justiça e também expôs precariedade dos postes Na última sexta-feira (9), familiares e amigos dos dois homens que morreram eletrocutados no Parque Boa Vista fizeram um protesto na BR 101. O grupo, que alega falta de assistência da concessionária, ateou fogo em pneus e fechou os dois sentidos da rodovia.
“Há muito tempo que a gente não tem manutenção da Enel. Ainda existe poste de madeira, que eram os postes de antigamente. A Enel não faz manutenção em nosso bairro”, disse Érica Medeiros, amiga das vítimas.
Deputado Flavio Serafini aciona MP e inicia campanha 'Fora Enel' após tragédia em Campos Diante da tragédia, o deputado estadual Flavio Serafini (PSOL-RJ) entrou com uma representação no Ministério Público do Rio de Janeiro para apurar a responsabilidade da concessionária Enel. O parlamentar também iniciou a campanha "Fora Enel" na cidade, no último sábado (10), com recolhimento de assinaturas.
“Em primeiro lugar, quero expressar toda minha solidariedade às famílias das vítimas dessa tragédia absurda e revoltante. Fiquei profundamente indignado ao saber que moradores da região já haviam alertado sobre o risco do cabo de alta tensão no chão e, mesmo assim, a Enel não tomou providência. Esse é mais um capítulo da longa história de negligência da concessionária com a população fluminense", diz o deputado.