Moradores relatam falta de energia e fios elétricos ao chão em Lagoa de Cima
Rafael Khenaifes 30/04/2025 11:05 - Atualizado em 30/04/2025 11:47
 
Fios elétricos tombados
Fios elétricos tombados / Reprodução
Os moradores da comunidade de Lagoa de Cima, na região de Santa Rita, em Campos, relataram constantes faltas de energia e também risco de acidentes por causa de fios energizados tombados ao chão, como também mostra um vídeo da denúncia.
Nas imagens, o presidente da Associação de Moradores da localidade, Ricardo Monteiro Gomes, denunciou a situação gera transtornos para a camunidade e disse que esse problema não é atual.
"Uma fase da rede está caída aqui no chão. Sem nenhuma segurança para quem transita no local. Situação que ocorre diáriamente aqui na região, esse problema na rede elétrica. Olha o perigo, fios energizados. o perigo que está isso aqui, colocando em risco toda a população [...] Uma situação caótica que nós moradores, produtores rurais e turistas que frequentamos a região, estamos passando por causa da Enel, a distribuidora de energia que nos fornece. Temos problemas recorrentes por falta de energia elétrica, no momento, estamos com fio energizado partido na beira da lagoa e poste quebrado. E essa situação já vem acontecendo há anos", disse Ricardo, que ressaltou ainda sobre terem enviado vários ofícios para a Enel, responsável pela distribuição elétrica na região.
Vídeo:
"Já enviamos vários ofícios para a Enel, o último agora em março enviamos um ofício com um laudo técnico de uma empresa especializada que fez toda a vistoria na rede elétrica relatando todos os problemas e não obtivemos nenhuma resposta. E o que acontece é isso, nós ficamos todos os dias com o problema de energia elétrica de, às vezes, duas, três vezes no dia, ter que estar acionando a emergência da Enel para poder fazer reparo. A situação é essa, prejuízo e prejuízo e ninguém toma providência", conta o morador.
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que a Subsecretaria Municipal de Iluminação Pública explicou que cabos de rede de distribuição de energia elétrica, e/ ou cabos de Telecomunicações são de responsabilidade da Enel e das empresas que compartilham os mesmos com a concessionária local. 
"Os únicos cabos de energia que a prefeitura se responsabiliza, no caso são os que alimentam circuitos exclusivos de iluminação pública (canteiro central de avenidas, praças e afins), que atendam exclusivamente a iluminação pública", finaliza a nota.
A Folha entrou em contato também com a Enel para saber de um posicionamento da distribuidora. Através de nota, a empresa informou que uma equipe técnica está a caminho da localidade mencionada para "analisar a situação e realizar os serviços necessários".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS