Volta às aulas e os cuidados necessários para evitar as doenças comuns no período
Ingrid Silva - Atualizado em 10/03/2025 14:25
Com a proximidade da volta às aulas após o período de Carnaval, é importante que pais e responsáveis estejam cientes dos cuidados com as doenças comuns neste período, como virais respiratórias ou gastrointestinais. O médico Nélio Artiles atentou à população sobre os cuidados necessários nesse tempo, principalmente entre crianças.
Nélio Artiles
Nélio Artiles / Rodrigo Silveira
“É muito comum haver quadros respiratórios, doenças do tipo gripe, ou então quadros como diarreias, vômitos. Então nas crianças, de acordo com a idade, isso leva a risco de adormecimentos, é muito importante ficar alerta. O mais importante, talvez, seja os pais conversar com as escolas sobre a questão da higienização das crianças. É importante que as crianças sejam incentivadas a lavar as mãos e higienizar, passar, talvez, periodicamente ou ocasionalmente álcool nas mãos”, explica o especialista.

Nélio também lembrou sobre a importância de evitar ambientes fechados e ar-condicionado para que seja possível diminuir a possibilidade de transmissão das doenças virais respiratórias. Para além disso, o médico ressalta ainda sobre a importância da vacinação.
“Outra situação importante é a questão de ficar confinado durante muito tempo. Claro que nem com esse calor fica impossível não usar, às vezes, ar condicionado, mas dentro do possível se for uma área arejada, é melhor que mantenha o ambiente aberto para que isso possa diminuir essa possibilidade de transmissão dessas doenças virais. E os pais precisam na verdade estar sempre em alerta com a questão da vacinação, tem que estar com sua caderneta de vacina em dia para que tenham condições de se proteger contra as doenças”, disse. Nélio também reforçou sobre a necessidade de levar a criança ou o adolescente para um profissional de saúde para o tratamento adequado caso exista um quadro possível de doença.

Para a vacinação é importante apresentar documento com foto, CPF ou Cartão do SUS. No caso de crianças e adolescentes, também é necessário levar a caderneta. Outro ponto importante, trazido pela Saúde de Campos, são as doenças como varicela e doença de mão, pé e boca. No caso da varicela, a criança pode retornar à escola após 7 dias ou até que as lesões sequem completamente. Para a doença de mão, pé e boca, o tempo de afastamento é de 5 dias, com o critério de que as lesões estejam secas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS