Morre, aos 80 anos, o empresário Marcos Santos Abreu
Morreu nesta terça-feira (4), aos 80 anos, o empresário Marcos dos Santos Abreu. Ele estava internado há alguns dias no Hospital Unimed Campos para a realização de um tratamento de saúde. Marcos é irmão da diretora presidente do Grupo Folha da Manhã, Diva Abreu Barbosa. O velório de Marcos Abreu acontecerá nesta quarta-feira (5) a partir das 7h, na capela principal do Caju. O sepultamento será às 11h.
Marcos dos Santos Abreu foi um comerciante importante no ramo imobiliário de Campos. Ele e o pai foram responsáveis pelo loteamento do bairro Parque Imperial. Durante a sua trajetória, ele chegou a gerenciar o Campos Shopping, período em que sua empresa esteve instalada no centro comercial.
Marcos dos Santos Abreu foi um comerciante importante no ramo imobiliário de Campos. Ele e o pai foram responsáveis pelo loteamento do bairro Parque Imperial. Durante a sua trajetória, ele chegou a gerenciar o Campos Shopping, período em que sua empresa esteve instalada no centro comercial.
O empresário deixa a esposa Joanete Abreu, os filhos Fernando, Gustavo e Fábio, e também os netos. Além de Diva Abreu, ele deixa as irmãs Dilma e Márcia e o irmão Ricardo.
— Falar de um irmão que partiu para uma outra vida é difícil, muito difícil. Éramos muito unidos, fizemos muitas viagens juntos, com Aluysio também, e tivemos muitos momentos bons. É difícil perder, sempre é difícil, principalmente uma pessoa amada. Que Deus o receba no outro plano, da melhor forma possível. Só tenho a lamentar. A gente nunca quer perder ninguém, mas a vida é assim mesmo — lamentou a irmã de Marcos Abreu, Diva Abreu Barbosa.
— No momento estou sem condições de falar alguma coisa. Estou muito sentido com a perca do meu irmão e padrinho —, disse o irmão de Marcos, Ricardo Abreu.
— Eu quero falar mais como sobrinho do que como jornalista. Éramos muito próximos. Me lembro que tanto eu quanto Christiano aprendemos a nadar na piscina da casa dele, numa época, nos final dos anos 1970 e início dos anos 1980, em que piscina em casa não era uma coisa comum. A gente foi criado muito próximo aos filhos dele, Gustavo, Fábio e Fernando. Dormíamos lá. Lembro, muito nitidamente, que eu vi o Flamengo campeão mundial, por 3 a 0, contra o Liverpool. Foi a primeira madrugada que eu virei, em 81, eu tinha 9 anos, na casa dele, e ele deixou. Ele era vascaíno, mas deixou, porque sabia a dimensão que aquilo tinha. E para a cidade, talvez as gerações mais novas não tenham a dimensão da importância que ele teve. Ele e o pai dele, João Abreu. É só lembrar que João Abreu é nome de rua no Parque Imperial. Aquela área era um canavial, que foi transformado por João Abreu e Marcos Abreu. Hoje é um dos bairros mais importantes de Campos. Eu sinto muito por essa perda — contou o sobrinho Aluysio Abreu Barbosa, diretor de redação da Folha da Manhã.
— Marcos Abreu, um amigo e um bom parceiro. Estava sempre alegre, feliz com a vida, fez história no mercado imobiliário e vai deixar saudades —, falou o empresário e amigo Mario Antonio Bittencourt.
O presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, manifestou as condolências aos familiares e amigos de Marcos.
"É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de Marcos Abreu. Foi um respeitado empresário do ramo imobiliário, com trajetória marcada pela dedicação, ética e compromisso com o desenvolvimento do setor. Lamento e expresso minhas sinceras condolências a Diva Abreu, seus irmãos e aos familiares e amigos, desejando força e conforto para enfrentar essa perda. Que sua memória seja sempre lembrada com respeito e gratidão", informou a nota.
A Associação Comercial e Industrial de Campos, Acic, também lamentou a morte do empresário Marcos Abreu.
"A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) lamenta profundamente o falecimento do empresário Marcos dos Santos Abreu, nesta terça-feira (04). Sabemos da importância e contribuição do Marcos para o desenvolvimento imobiliário do município que, ao longo de décadas, vem crescendo entre os bairros. A diretoria se solidariza com toda a família, como a irmã Diva Abreu, outra grande empresária da cidade, no setor de comunicações", explicou o presidente da Acic, Maurício Cabral.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL Campos, Fábio Paes, também falou sobre a perda do empresário.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL Campos, Fábio Paes, também falou sobre a perda do empresário.
"Lamentamos a grande perda. Marcos Abreu marcou uma época no crescimento de Campos com a expansão imobiliária da cidade com lançamentos de projetos em perfis diversos impulsionando a economia do município“, disse o presidente da CDL.
"Marcos Abreu foi um importante influenciador quanto à expansão da cidade de Campos. Projetos como os que desempenhou desenham a estrutura e o futuro de uma cidade. Influenciam diretamente na história e na vida de um povo", destacou Rodrigo Porto, arquiteto e urbanista e ex-vice-presidente da Associação Norte Fluminense de Engenheiros e Arquitetos (Anfea).