Tamanduá-mirim e lagarto teiú são resgatados em Campos
20/01/2022 17:11 - Atualizado em 20/01/2022 17:13
  • Lagarto teiú resgatado no Jóquei (Foto: Divulgação)

    Lagarto teiú resgatado no Jóquei (Foto: Divulgação)

  • Tamanduá-mirim resgatado em Tócos (Foto: Divulgação)

    Tamanduá-mirim resgatado em Tócos (Foto: Divulgação)

O Grupamento Ambiental (GAM) resgatou, nesta quinta-feira (20), um tamanduá-bandeira-mirim, em Tocos, na Baixada Campista, e um lagarto teiú no Jóquei Clube. Ambos já foram devolvidos ao habitat natural, em Áreas de Proteção Permanente (APP) do município.
O tamanduá-mirim é um adulto com cerca de 80 cm e pesa 10 kg. Já o lagarto tem 1,5 metro de comprimento e pesa cerca de 5 quilos.
Deacordo com o GAM, normalmente os animais saem do seu habitat em busca de abrigo e alimento. Muitos têm saído em virtude de novas construções próximas aos seus habitats, mas, neste mês, outro fator também contribuiu para isso: a cheia do rio Paraíba do Sul. “Muitos desses animais surgem em regiões mais habitadas porque estão fugindo de áreas de alagamento e à procura de comida. Os dois animais resgatados hoje pertencem à nossa fauna”, ressaltou o coordenador do GAM, Ralph Xavier.
O GAM reforça as orientações à população para que, ao identificar qualquer animal silvestre, acione o Grupamento, por meio dos telefones 153, (22) 98175-0785 e 98175-0758. Os animais silvestres resgatados pelo GAM são soltos em áreas de proteção ambiental, tais como Paraíba do Sul, Taquaruçu e Morro do Itaoca.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS