Covid avança em meio a festas ilegais e aglomerações no verão
Folha1 05/02/2021 21:36 - Atualizado em 06/02/2021 08:33
Barreira em SJB foi reativada nessa sexta-feira
Barreira em SJB foi reativada nessa sexta-feira / Genilson Pessanha
Os registros recorrentes de aglomerações, tanto em área urbana quanto nas praias de municípios da região, têm causado preocupação ao poder público. Em Campos e em São João da Barra, as prefeituras realizam rotineiramente operações para orientar a população e coibir aglomerações e eventos clandestinos que continuam a ser realizados. Na praia do Farol de São Thomé, haverá mais uma ação integrada neste final de semana. A planície soma 685 mortes, 19.170 infectados e 17.492 recuperados da Covid-19. Embora na lista divulgada pela Prefeitura constem 2.100 nomes, até essa sexta-feira (5), haviam sido vacinadas mais de 6,7 mil pessoas, entre profissionais da Saúde, idosos e deficientes institucionalizados, conforme já noticiado pela Folha na última quarta (3). Novos dados sobre aplicação da primeira dose da vacina não foram divulgados. Já em SJB, nessa sexta-feira, após a Procuradoria-Geral conseguir uma liminar, foi retomada a barreira sanitária na BR 356, uma das medidas do município para controlar o fluxo de veículos e veranistas.
Em Campos, de acordo com dados da secretaria municipal de Saúde, a taxa de ocupação dos leitos de UTI e clínicos aptos para tratamento de Covid é de 60,5% e 36,6%, respectivamente. A cidade dispõe de 273 leitos, sendo 122 de UTI e 151 de clínica médica. Visando à diminuição da circulação do vírus, a secretaria de Segurança Pública e equipes de fiscalização da Guarda Civil Municipal e subsecretaria de Posturas realizarão mais uma ação integrada neste final de semana, com o objetivo de orientar moradores e turistas e tentar coibir o contágio do novo coronavírus.
Serão 20 agentes da Guarda Civil Municipal e sete agentes da Posturas atuando por toda a orla durante o sábado (6) e domingo (7). A subsecretaria de Posturas informa que haverá equipes por toda a praia para garantir o cumprimento do decreto. Além disso, quem quiser fazer denúncias ou tirar dúvidas pode entrar em contato com o órgão pelo telefone (22) 98168-3645. O número também funciona como WhatsApp.
Já em São João da Barra, representantes da secretaria de Segurança Pública, da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal e o comandante da comandante da 5ª Companhia de Polícia Militar, tenente Eliézer Silva, se reuniram, na última quinta-feira (4), para definir o reforço das ações de controle na cidade.
“A reunião foi pra alinhar ainda mais as ações, que seguirão sendo intensificadas. Já temos informações de pelo menos três possíveis festas e a orientação é para que não sejam realizadas. Do contrário, os responsáveis serão conduzidos à delegacia por descumprirem medidas sanitárias”, afirmou o secretário de Segurança Pública de SJB, Anderson Campinho, ressaltando que a atuação abrange tanto o período noturno quanto diurno e que o fechamento de alguns trechos de ruas serão avaliados. 
Um dos eventos clandestinos programados para este final de semana é o “Resenha lá em casa”, agendado para este sábado , na praia de Grussaí, com a participação de diversos DJs.
Procuradora da Câmara de São João da Barra, Pryscila Marins afirmou que entrou em contato com o secretário de Saúde do município e foi informada de que “este tipo de evento está proibido. Os organizadores serão notificados e a fiscalização será acionada para garantir o cumprimento das normas locais que impedem esse tipo de evento”.
A secretaria municipal de Segurança Pública disse estar ciente e checa todas as situações relacionadas ao descumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus, que constam em decreto municipal, para aplicar as medidas cabíveis. “No caso de festas, é determinada a imediata suspensão do evento, podendo os responsáveis, em caso de descumprimento, serem conduzidos à delegacia de polícia e responderem por desobediência”, informou a secretaria.
Empresária morre de Covid-19 — A empresária e proprietária da padaria Aliança, Darcy Rangel Marins, de 79 anos, morreu, nessa sexta-feira, por complicações causadas pela Covid-19. Darcy estava internada há cerca de 30 dias no Hospital da Unimed, em Campos. A notícia da morte da empresária foi divulgada na página do tradicional estabelecimento, localizado na avenida Pelinca, que permaneceu fechado na sexta. O corpo de Darcy foi velado e sepultado, no final da tarde dessa sexta, no cemitério do Caju. As cerimônias foram restritas a familiares por conta das medidas sanitárias para evitar a proliferação do novo coronavírus.
SJB consegue retomar barreira na BR 356
Nessa sexta-feira, a barreira sanitária de São João da Barra voltou a funcionar na BR 356. Uma liminar, obtida na quarta-feira (3) pela Procuradoria-Geral do município, garantiu o retorno da medida que visa a reduzir o fluxo de pessoas dentro da cidade por conta da pandemia do coronavírus. A barreira havia sido havia sido suspensa, no último dia 23, por determinação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Outra barreira fixa funciona na localidade de Cazumbá e existem as barreiras itinerantes.
O secretário de Saúde de SJB, Sávio Saboia, ressaltou que as barreiras sanitárias englobam um conjunto de ações implementadas para preservar a saúde e a vida da população.
“As barreiras foram instaladas logo no início da pandemia e, além de controlar a entrada de pessoas, se tornou importante também na identificação de casos suspeitos de coronavírus. São João da Barra possui um Hospital de Campanha, Centro de Triagem, Central de Atendimento (Call Center) Centro de Reabilitação para os curados e mantém uma fiscalização forte no cumprimento das medidas que constam em decreto. A barreira, por sua vez, exerce papel fundamental em todo esse contexto na guerra contra esse vírus”, disse.
Por estar localizada na principal via de acesso do município, a barreira da BR 356 recebe um aparato diferenciado para seu funcionamento, que acontece todos os dias da semana durante 24 horas. São 50 agentes atuando por turnos de 24 horas, conferindo a temperatura e realizando anamnese, checando a documentação de todos dos passageiros dos veículos.
Equipes da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil e do Proeis se mantêm presentes, visando à segurança dos usuários da via e dos profissionais. Por ter caráter restritivo, só é permitida a passagem mediante apresentação de documentos comprobatórios conforme decreto municipal.
Campos ampliará programa de vacinação
Começa, na próxima segunda-feira (8), mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19 em Campos. Desta vez, o imunizante será aplicado nos profissionais da Saúde com menos de 60 anos, portadores de doenças crônicas, que estão afastados sob força de decreto municipal. A vacinação ocorrerá no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), sala de vacina que funciona na secretaria de Saúde, das 7h30 às 15h.
De acordo com a subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, a vacina será para os profissionais afastados por doenças cardíacas, renais, hepáticas, entre outras, com indicação médica. Para conseguir a vacinação, é necessário levar a carteira profissional, documento com foto, CPF, laudo médico com indicação da doença e contracheque ou declaração que comprove o vínculo de servidor municipal.
Novas doses — Na última quarta-feira, chegou a Campos o carregamento com a segunda dose da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Foram entregues 5.777 doses, que deverão ser utilizadas na segunda aplicação das pessoas que já receberam o imunizante. O município recebeu ainda mais 1.112 doses extras da CoronaVac para ajudar na ampliação do cronograma de vacinação.
Devem receber o imunizante neste momento: Pessoas com 60 anos ou mais que residem em instituições de longa permanência para idosos, como casas de repouso, asilo ou abrigos; pessoas com deficiência que vivem em residência inclusiva para jovens e adultos com deficiência; indígenas maiores de 18 anos vivendo em terras indígenas; trabalhadores dos serviços de saúde envolvidos no atendimento a pacientes com Covid; profissionais de Saúde envolvidos na vacinação dos grupos elencados; trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos e de residências inclusivas; trabalhadores de instituições de acolhimento institucional em residência inclusiva para jovens e adultos com deficiência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS