Estádio Ary de Oliveira e Souza, o Aryzão
/
Foto: Rodrigo Silveira
O Goytacaz conseguiu quitar nessa sexta-feira (19) uma dívida que impedia a inscrição de atletas na Série B2 do Campeonato Carioca, mas não a tempo dos jogadores estarem aptos para a estreia neste domingo (21). Com isso, o Alvianil perderá para o Santa Cruz por W.O. A diretoria informou através das redes sociais que o clube vai poder entrar em campo nas próximas rodadas.
O regulamento da competição prevê que podem atuar na primeira rodada os atletas inscritos até o 5º dia útil antes da estreia e o Goytacaz conseguiu fazer as inscrições bem perto do limite do prazo, na segunda-feira (15). Mas, devido a uma pendência que só foi resolvida nessa sexta-feira, não houve tempo hábil para a regularização dos atletas visando a partida de domingo.
A pendência em questão foi um transfer ban, que é uma punição imposta pela Fifa a clubes de futebol por inadimplência de pagamentos de contratos de jogadores. Para estarem regularizados e jogarem no domingo, os atletas precisavam constar sem pendências no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) até o último dia útil que antecede a partida, portanto, na sexta.
Na noite dessa sexta-feira, a diretoria do Goytacaz emitiu uma nota informando que quitou a dívida relacionada ao transfer ban, que impediu o clube de registrar jogadores. Mas esclareceu que não houve tempo hábil para concluir os registros na CBF, o que inviabilizou a regularização dos atletas antes da estreia.
"A diretoria do Goytacaz Futebol Clube informa que nesta sexta-feira, 19, quitou integralmente os valores referentes aos transfer ban que impediam o registro dos atletas junto à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro para a disputa do Campeonato Estadual da Série B2. Embora a Justiça já tenha reconhecido a quitação e providenciado a baixa no sistema, não houve tempo hábil para a conclusão dos registros na CBF antes da primeira rodada, o que impossibilita a estreia do clube neste domingo. O Goytacaz está agora plenamente apto a participar da competição a partir das rodadas subsequentes, quando iniciará sua caminhada em busca do acesso à Série B1", diz o comunicado.
Quando o Goyta vai estrear?
O Goytacaz perderá a partida para o Santa Cruz, que seria neste domingo (21), por W.O. (3 a 0) e vai folgar na 2ª rodada, marcada para o próximo final de semana. De acordo com a tabela da Série B2, a estreia do Alvianil vai acontecer contra o Rio de Janeiro no dia 5 de outubro, pela 3ª rodada.
Apesar de ter o mando contra o Rio de Janeiro, a partida não deve acontecer no Estádio Ary de Oliveira e Souza. Isso porque o clube foi punido com a perda de cinco mandos de campo devido a uma confusão e tentativa de invasão do campo que aconteceu em 2023, quando foi derrotado pelo Duque de Caxias atuando no estádio.
Como não participou de competições profissionais em 2024, a punição está valendo e ainda não foi cumprida. A diretoria do clube está atuando para reduzir o tamanho da punição e também definir o palco da partida marcada para o dia 5 de outubro contra o Rio de Janeiro.
Dentro de campo
O comandante do Goytacaz na Série B2 do Carioca será o técnico Max Abreu, que já dirigiu a equipe sub-20 e acumula passagens por outras categorias do clube. No elenco, uma mescla de jogadores formados nas categorias de base e atletas da cidade com experiência em estaduais, que já até defenderam o Alvianil em outras temporadas.