Acessos à Ponte da Integração com previsão de entrega prevista para 1º semestre de 2026
Rafael Khenaifes - Atualizado em 20/09/2025 09:47
Acessos à Ponte da Integração. Fotos: (Rodrigo Silveira)
Acessos à Ponte da Integração. Fotos: (Rodrigo Silveira)
Após seis meses da inauguração, os acessos à Ponte da Integração Deputado João Peixoto seguem com obras e devem ser entregues no primeiro semestre de 2026, como previsto pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) em nota emitida nessa quinta-feira (18). 
Por meio de nota, o DER-RJ informou que, em relação às obras das três alças de acessos à Ponte da Integração, as equipes atuam nas fases de terraplanagem e pavimentação, e a conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2026.
Enquanto os acessos não ficam prontos, os motoristas que precisam acessar a ponte, esperada por mais de 40 anos para encurtar a distância entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, sofriam, principalmente, quando passam pelo trecho da RJ-196, em Gargaú. No local, a estrada é de chão, com buracos e muita poeira, como divulgado em matéria da Folha em março deste ano. A situação também acontece na RJ 194, em Guarus, onde existe o cronograma previsto para restauração do pavimento.
Questionado sobre a situação e possibilidade de obras para melhoria para os motoristas que passam pelo local, o DER-RJ informou que a rodovia, na área de São Francisco de Itabapoana, recebe obras de implantação de 18 quilômetros da via, incluindo drenagem, pavimentação, acostamento e sinalização. Sobre a área de Guarus, o departamento não respondeu o questionamento até o fechamento desta matéria. 
Na inauguração, no dia 12 de fevereiro deste ano (2025), entidades de classe entregaram um documento ao governador Cláudio Castro reivindicando melhorias no acesso à ponte e o fortalecimento da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin).
Os representantes de mais de 20 entidades, preocupados com o fluxo de caminhões pesados que devem acessar a ponte, elaboraram o documento reivindicando melhorias no acesso a ponte e, principalmente, o fortalecimento da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), instalado há aproximadamente 40 anos no subdistrito de Guarus, localizado a 800 metros da BR 101. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS