Riquelmy dos Santos, jovem de Itaocara, é convocado para a Seleção Brasileira Sub-17
Jogador de base do Fluminense, o jovem Riquelmy dos Santos, de 16 anos natural de Portela, distrito de Itaocara, foi convocado para a Seleção Brasileira sub-17 de futebol no dia 12. O que deu muito orgulho aos seus familiares e animou os moradores da região com a notícia. Rafael dos Santos, pai da jovem promessa, contou um pouco da trajetória de seu filho no futebol.
Segundo o pai de Riquelmy, o menino começou os seus primeiros chutes na bola aos 8 anos de idade, em Portela, sua cidade natal. Foi quando Rafael decidiu levar o menino para jogar no Nacional Esporte Clube, time local. Foi lá que Riquelmy começou a fazer nome, jogando de zagueiro. O garoto começou a se destacar e a ganhar títulos e assim recebeu convite para jogar em cidades vizinhas, como São Fidélis, Cantagalo, Cambuci e entre outros.
Rafael relatou que Riquelmy jogou a Copa Zico em Juiz de Fora (MG) e foi um dos destaques na competição. Depois ainda jogaria pela primeira vez em Teresópolis, na Granja Comary, para disputar um torneio. Foi lá que Rafael disse a seu filho que aquele lugar, onde treina a Seleção Brasileira, ainda seria a sua casa.
A partir de um certo momento, Rafael começou a levar o filho para fazer peneiras na região. Riquelmy já deixava de atuar como zagueiro e passava a jogar como atacante, e passou nas peneiras do Vasco e Flamengo. Mas, por falta de apoio, acabou não podendo seguir em nenhuma das equipes cariocas.
Rafael disse que nesse período conversou bastante com o jovem atleta: “Filho, faça a sua parte que eu vou fazer a minha, e vamos seguir em frente”. Após uma nova peneira no mineiro Cruzeiro, Riquelmy não foi aprovado e ligou chorando ao pai, bastante triste.
Foi quando Rafael decidiu levar o Riquelmy pela primeira vez para fazer peneira no Fluminense, onde ficaram quase um mês até sair a aprovação. Assim começou a sua carreira no Tricolor Carioca, começando a fazer seu nome na base e conquistando títulos, com os quais conseguiu o patrocínio da Nike.
Na quarta-feira passada (12), Riquelmy ligou para o seu pai, anunciando que foi convocado para a Seleção Brasileira sub-17. Segundo Rafael, a emoção foi enorme: “Fiquei muito feliz e comecei a chorar de alegria, porque eu sabia muito bem que sempre estive certo no que eu falava com ele”.
Riquelmy já está na Granja Comary. A preparação começou na última segunda-feira (17) e termina na próxima quinta-feira (27). Onde treina a Seleção Brasileira. E o menino de Portela disse que um dia seria a sua casa.