Americano lança edital para criação de sua Sociedade Anônima de Futebol
12/02/2025 14:03 - Atualizado em 12/02/2025 14:05
Tolentino Reis, presidente do Americano
Tolentino Reis, presidente do Americano / Foto: Rodrigo Silveira
Na manhã desta quarta-feira (12), o Americano anunciou o lançamento de um edital de convocação para a apresentação de projetos visando a criação de sua Sociedade Anônima de Futebol (SAF). A medida faz parte da gestão do presidente Tolentino Reis, e o objetivo é convidar investidores e empresas do setor a submeterem propostas que abranjam diversos aspectos essenciais para o futuro do clube, como o respeito à sua história e identidade, além de planos detalhados nas áreas financeira, esportiva e de marketing.

O edital estabelece requisitos mínimos para os projetos, incluindo a criação de um plano de gestão do passivo, um modelo societário da SAF, projeções financeiras para os próximos 10 anos, e um plano estratégico esportivo, com ênfase em metas para o desenvolvimento das categorias de base.

Uma comissão multidisciplinar será responsável pela análise das propostas, levando em conta a capacidade financeira e a credibilidade dos proponentes, sua experiência no setor, o modelo de governança, a sustentabilidade da proposta e o impacto para o clube.

Os interessados terão 60 dias corridos, a contar da publicação do edital, para submeter suas propostas. Os documentos devem ser enviados para o e-mail [email protected], com o título "Proposta de SAF do Americano Futebol Clube".

O clube ressalta que a convocação não implica na obrigatoriedade de aceitação das propostas, podendo rejeitar aquelas que não atendam aos seus interesses. Além disso, o Americano poderá solicitar informações adicionais aos proponentes e promover reuniões para esclarecimentos.

Entretanto, vale destacar que a proposta de criação da SAF ocorre em meio a um impasse entre o presidente Tolentino Reis e o Conselho Deliberativo do clube. Na última sexta-feira (7), foi noticiada a suspensão de um modelo de SAF que havia sido elaborado pelo Conselho, decisão tomada após audiência na 1ª Vara Cível da Comarca de Campos.

Em uma nota oficial, a assessoria do Americano revelou que o presidente Tolentino tem enfrentado perseguições políticas desde que começou a questionar a venda de ativos do clube. A nota também afirma que o Conselho Deliberativo tenta o impeachment do presidente, o que, segundo eles, facilitaria a venda do clube e a geração de um retorno financeiro significativo com a criação de uma SAF avaliada em cerca de 80 milhões de reais.
Fonte: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS